quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Melhores Álbuns 2017

Segue a lista dos melhores álbuns do ano, um resumo do resumo de tudo o que escutei. Os melhores citados são essencialmente de gosto pessoal!

13- Lyves - Like Water (Pop/Eletrônico/Indie/Alt-Soul)
Quem está por trás de Lyves é a italiana Francesca Bergami, sua voz profundamente emocional juntamente com a guitarra, batidas e sintetizadores evoca diversas sensações, "Like Water" é seu EP de estreia e traz quatro canções envoltas numa atmosfera ao mesmo tempo calma e sedutora, escura e pungente. A música "Darkest Hour", sem dúvidas, é a mais envolvente. Vale conferir!

12- Cigarettes After Sex - Cigarettes After Sex (Slowcore/Dreampop/Pop-Noir)
Encabeçada pelo vocalista Greg Gonzales, a banda alcançou o sucesso de fato em 2015 após o aumento de visualizações no Youtube com a hipnotizante canção "Nothing’s Gonna Hurt You Baby", após vários singles lançados eis que surge o álbum, a marca registrada da banda com certeza é a voz frágil e melancólica de Greg, e claro, seu estilo minimalista, romântico, nostálgico e aconchegante. Diante a tanto desamor e caos Cigarettes After Sex nos proporciona momentos de profundidade e repouso. Confira

11- Sevdaliza - Ison (Trip Hop/Art Pop/Experimental Pop)
Álbum de estreia da iraniana Sevdaliza, Ison é um álbum que carrega um poder feminino exuberante, uma aura obscura, sensual e misteriosa, uma sonoridade sensorial com distorções experimentais envolventes, uma atmosfera íntima e dominadora. É para se deleitar a cada música com suas combinações de gêneros e letras poéticas que hipnotizam. Confira

10- Y'akoto - Mermaid Blues (Pop/R&B)
Mermaid Blues é o terceiro disco da cantora e compositora ganesa/alemã Y'akoto, que com sua voz áspera nos captura com baladas melancólicas e letras emocionais, mesclando o pop e o neo soul de maneira harmoniosa e extremamente agradável. A canção "Fool me Once" e "Love me Harder" são os destaques deste álbum.

09- Ron Gallo - Heavy Meta (Rock/Indie)
Álbum de estreia do americano Ron Gallo, Heavy Meta traz o rock garage, a psicodelia, o glam, o punk de forma eletrizante e divertida, um álbum que nos remete a outras bandas, como Rolling Stones, Jack White e até Beatles, mas o vocalista cheio de personalidade une suas características próprias e nos presenteia com esse delicioso registro que resgata o rock da melhor maneira possível. Confira.

08- Black Joe Lewis and the Honeybears - Backlash (Rock/Blues)
O som de Black Joe Lewis é enérgico, ardente e selvagem, nesse seu novo álbum não é diferente, sonzeira total, uma mistura de funk, soul, garage rock junto a seu vocal nervoso e intenso. Um disco quente, dançante e também profundo em suas letras. Destaque para a música "Sexual Tension" e "PTP". 

07- Alt-J - Relaxer (Art Pop/Indie/Eletrônica)
Terceiro trabalho da banda Alt-J, "Relaxer" mantém as características únicas e intrigantes, assim como os outros contém referências, simbolismos e brinca com sonoridades diversas, realmente uma viagem, destaque para as canções "Deadcrush" e "In Cold Blood". 

06- Prophets of Rage - Prophets of Rage (Rock/Rap)
Prophets of Rage surgiu em 2016 da união de três integrantes do Rage Against the Machine e Audioslave, o guitarrista Tom Morello, o baixista Tim Commerford e o baterista Brad Wilk, dois membros do Public Enemy, o rapper Chuck D e o DJ Lord, e ainda o rapper, B-Real, do Cypress Hill. O álbum homônimo é mais que necessário, uma denúncia a tudo que está acontecendo de errado no mundo, coloca o dedo na ferida e aponta diretamente em Donald Trump, mas também diz sobre extremismos, racismo e pobreza. Um projeto cujo intuito é o protesto e a mensagem de união entre os povos. Confira.

05- Princess Nokia - 1992 (Hip Hop/Rap)
A americana Destiny Nicole Frasqueri, "Princess Nokia", lançou seu álbum de estreia, 1992, que traz canções com letras repletas de empoderamento feminino, desconstrução de gênero e mescla alguns gêneros como música eletrônica e rap trap juntamente ao rap oldschool, Princess Nokia retrata uma geração que não se cala e não abaixa mais a cabeça para o preconceito. Destaque para a canção "Brujas" que enaltece suas raízes e "Tomboy", que diz sobre gênero e estereótipos.

04- Fever Ray - Plunge (Trip-Hop/Synthpop/Experimental)
Após 8 anos de recesso Karin Dreijer Andersson voltou e surpreendeu os fãs com o álbum Plunge, que mesmo não estando no patamar do anterior, com toda a obscuridade, esse vem com uma aura futurista e fetichista, continuando com letras criativas e sonoridade experimental que mexe muito com nossas sensações. Plunge está inserido num universo mais aberto, menos misterioso. O caos está presente, assim como o bizarro, mas a intensidade conversa com outros elementos, é mais expressivo e tem uma abordagem libertadora, dizendo sobre amor, sociedade e sexualidade. Confira

03- Tulipa Ruiz - Tu (MPB/Pop Alternativo)
Tu, quarto disco da cantora Tulipa Ruiz, traz gravações inéditas e repagina algumas canções, como "Pedrinho" e "Desinibida", ainda traz a participação do ator franco-mexicano Adan Jodorowsky na música "Terrorista del Amor". É um álbum que nos faz sorrir e que propõe o desnudar-se, é livre, espontâneo, suave e simples.  Confira

02- Simone Mazzer & Cotonete - Simone Mazzer & Cotonete (MPB/Jazz-Funk)
Simone Mazzer tem um vocal poderoso, uma intérprete sem restrições, vai desde Tim Maia a Björk, o seu disco de estreia, Férias em Videotape, revelou toda essa potência. Simone representa o que é ser uma artista de verdade, talentosa ao extremo, uma diva essencialmente. Seu segundo álbum em parceria com o grupo francês Cotonete, que são mestres nas sonoridades do funk dos anos 70, ou seja, uma parceria vibrante, cheia de suingue e com um toque vintage. Confira

01- As Bahias e a Cozinha Mineira - Bixa (MPB/Rock)
Segundo álbum de Raquel Virgínia e Assucena Assucena, Bixa, uma referência ao álbum Bicho, do cantor baiano Caetano Veloso, traz além do MPB, batidas eletrônicas, reggae, bolero e até o tecnobrega, um disco dançante que passeia por letras irônicas e histórias de amor e violência. As Bahias e a Cozinha Mineira vão mais além do termo lacrar e se configuram como uma das mais relevantes artistas do cenário musical brasileiro. Letristas de primeira e qualidade musical impecável. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.