terça-feira, 26 de setembro de 2017

Florestas em Filmes (Forest Movies)

Segue uma lista para apaixonados por natureza, em especial, as florestas, selecionei 31 filmes (questão de ordem e não preferência) que exploram em seus mais diversos gêneros e abordagens a imensidão, a solidão, a espiritualidade, a sobrevivência, a diversão, o amor, a busca; há a bela junção de poder, magia e também medo e obscuridade, as florestas compõem o cenário e protagonizam histórias marcantes. 

31- "Capitão Fantástico" (Captain Fantastic - 2016) EUA
Ben é o pai de seis crianças, que decide fugir da civilização e criar os filhos nas florestas selvagens do Pacífico Norte. Ele passa os seus dias dando lições às crianças, ensinando-os a praticar esportes e a combater inimigos. Um dia, no entanto, Ben é forçado a deixar o local e retornar à vida na cidade. Começa o aprendizado do pai, que deve se acostumar à vida moderna. Um belo filme que traz reflexões acerca da vida, o que realmente tem importância e agrega, questiona as regras da sociedade, o modus operandi, e também a criação dos filhos sem qualquer vínculo com o meio. Saiba+

30- "Vida Selvagem" (Vie Sauvage - 2014) França
Philippe Fournier vive com seus dois filhos pequenos, um de seis e outro de sete anos. A mãe deles, ex-esposa de Paco, como Philippe é conhecido, havia ganhado a guarda das crianças após a separação, mas ele as tirou da mãe, contra a decisão da justiça. As crianças, depois adolescentes, Okyesa e Tsali Fournier, viveram escondidas com o pai, sob identidades falsas, caçados pela polícia, mas com uma vida nômade e livre. Eles experimentam a clandestinidade, o perigo, o medo, mas também uma total comunhão com a natureza e os animais. Eles se solidarizam com as pessoas que encontram na estrada e alimentam a felicidade de viver "fora do sistema". Por 11 anos percorrendo todo o sul da França, suas jornadas forjam suas identidades, até que a justiça os alcance...

29- "Na Floresta" (Dans la Forêt - 2016) França/Suécia
Tom e seu irmão mais velho Benjamin não têm visto seu pai por um longo tempo. Para as férias, eles vão à Suécia, onde ele vive. Tom capta o reencontro com este homem estranho e solitário. O pai o convenceu de que Tom tem o dom de ver coisas que os outros não veem.

28- "Sanctuary" (Faro - 2013) Suécia


A polícia está perseguindo um homem procurado por homicídio. Se for preso, a sua filha vai ser colocada em um orfanato. Para ficarem livres, eles fogem para uma selva. Faro refere-se a uma cidade portuguesa que o pai visitou uma vez.
Retrata a monotonia junto de sentimentos de culpa, a angústia de um pai por tentar salvar a si e a filha e ter momentos de paz, a floresta é a morada escolhida, mas as circunstâncias, os tormentos rondam o protagonista, por causa do ato cometido no passado sua vida seguirá outros rumos. Saiba+ 

27- "Inverno da Alma" (Winter's Bone - 2010) EUA
Aos 17 anos de idade Ree Dolly (Jennifer Lawrence) embarca em uma missão para encontrar seu pai depois que ele usa a casa de sua família como forma de garantir sua liberdade condicional e desaparece sem deixar vestígios. Confrontada com a possibilidade de perder a casa onde mora com seus irmãos pequenos e precisar voltar para a floresta de Ozark, Ree desafia os códigos e a lei do silêncio arriscando sua vida para salvar sua família. Ela desafia as mentiras, fugas e ameaças oferecidas por seus parentes e dessa forma começa a juntar a verdade sobre seu pai.

26- "O Sobrevivente" (The Survivalist - 2016) Reino Unido
Neste drama pós-apocalíptico em que a única forma de conseguir alimento é com plantações, um homem é ameaçado por duas mulheres que estão com fome e que querem morar com ele.

25- "Vovó Está Dançando Na Mesa" (Granny's Dancing on the Table - 2015) Suécia
Eini tem 13 anos e vive isolada da sociedade em uma cabana na floresta junto com seu pai controlador e abusivo. Histórias sobre a sua avó, além de sua própria imaginação, permitem que a garota crie um mundo interior e encontre força para sobreviver. Saiba+

24- "Antiga Alegria" (Old Joy - 2006) EUA
Kurt (Will Oldham) e Mark (Daniel London) são dois amigos de longa data que se reúnem para acampar nas montanhas durante o fim de semana. Se para Mark a ocasião é um escape das responsabilidades da vida adulta, para Kurt trata-se apenas de mais uma aventura.

23- "Os Reis do Verão" (The Kings of Summer - 2013) EUA
Joe Toy é um adolescente que não aguenta mais viver com o pai autoritário. Quando seu amigo Patrick também briga com os pais, os dois decidem se mudar para a floresta, junto de um garoto estranho que os segue, e viverem sozinhos, longe da presença de adultos. Logo, eles aprendem como cuidar da própria comida e como construir uma casa para os três.

22- "Tudo o Que Importa é o Passado" (Uskyld - 2012) Noruega
"Tudo o Que Importa é o Passado" é a história de como Janne reencontra William após muitos anos de separação. Ela deixa sua família para viver com ele em uma cabana à beira do rio. Eles recriam o sentimento de amor e luxúria que tinham quando crianças. Mas um dia uma menina chinesa é encontrada boiando no rio, e eles percebem que estão sendo perseguidos pelo irmão de William. Correm, então, ainda mais para dentro da floresta, tentando escapar de seu inimigo.

21-  "Vic+Flo Viram Um Urso" (Vic+Flo Ont Vu Un Ours - 2013) Canadá
Victoria acaba de deixar a prisão. Ela tem 61 anos e quer começar uma vida nova. Vai para a casa de um tio, já doente e inválido, em uma típica "Cabane à Sucre" desativada no meio da floresta canadense. Vic espera viver ali com sua amante mais jovem Florence, sua ex-companheira de cela com quem dividiu anos de intimidade na prisão. Sob a supervisão atenta e sistemática de Guillaume, o jovem oficial de condicional, Vic quer fazer a coisa certa e ficar em paz. Mas o passado volta para assombrar Flo. Sinais de ameaça iminente começam a surgir e a floresta parece ter armadilhas traiçoeiras.

20- "Tio Boonmee, Que Pode Recordar Suas Vidas Passadas" (Loong Boonmee Raleuk Chat - 2010) Tailândia
Sofrendo de insuficiência renal, Tio Boonmee resolveu passar os últimos dias de sua vida recolhido em uma casa perto da floresta e ao lado de entes queridos. Durante um jantar com a família, o espírito de sua esposa falecida aparece para ajudá-lo em sua jornada final. A eles se junta Boonsong, filho de Boonmee que retorna após muito tempo metamorfoseado em outra forma de existência. Juntos, eles percorrerão o interior de uma caverna misteriosa, onde Boonmee nasceu em sua primeira vida. Saiba+

19- "Um Doce Olhar" (Bal - 2010) Turquia
"Um Doce Olhar" mostra a jornada de Yusuf, um garoto turco que está aprendendo a ler e a escrever, e que nas horas vagas ajuda o seu pai, um simples apicultor que guarda as colmeias nos galhos mais altos das maiores árvores de uma misteriosa floresta. Mas quando seu pai parte em busca de descobrir porque as abelhas estão sumindo, Yusuf se prepara para viver a sua maior aventura, tentando dar algum sentido à sua vida. Saiba+

18- "Jungle Child" (Dschungelkind - 2011) Alemanha
A pequena Sabine chega à ilha da indonésia, na Papua Ocidental, juntamente com seus pais e dois irmãos. Uma missão de investigação linguística trouxe sua família para a selva e eles passam a morar e a se socializar com a tribo indígena local, os Fayu. Longe da civilização ocidental, ela cresce como uma criança da selva, mas o deserto intocado detém seus próprios perigos. A estreita amizade entre Sabine e Auri, um garoto de uma tribo inimiga, quase coloca ela e sua família entre as duas facções Waring. A amizade prevalece e se transforma em uma ligação muito intensa ao longo dos anos, assim como a cultura e os ritos que permanecem no coração da criança, mesmo na vida adulta.

17- "O Ornitólogo" (2016) Portugal
Fernando, um ornitólogo solitário, que está à procura de cegonhas negras ameaçadas à extinção ao longo de um remoto rio no norte de Portugal. Ele decide viajar pelo curso do rio a bordo de um caiaque, mas quando uma correnteza forte derruba sua pequena embarcação, ele inicia uma jornada sem volta.

16- "Hansel and Gretel" (Henjel gwa Geuretel - 2007) Coreia do Sul
No caminho para encontrar sua mãe doente, que o abandonou quando era pequeno, Eun-Soo, sofre um acidente de carro e acaba perdido numa floresta inconsciente. Ao acordar, ele encontra bem a sua frente uma menina que se dispõe a ajudá-lo. Ferido e sem ter para onde ir, Eun-Soo, segue a menina até "O Lar das Crianças Felizes", onde vivem mais duas crianças com seus pais. Como se tivesse saído de um conto de fadas, a casa é um paraíso para as crianças, cheia de brinquedos e doces. Porém, o único telefone da casa não está funcionando e quando Eun-Soo, tenta achar o caminho de volta pela floresta, não acha a saída. Mesmo sem ninguém sair da casa, a mesa está sempre cheia de comida, ruídos estranhos são ouvidos pela casa e os pais sentem medo das crianças. Presenciando todos esses acontecimentos inexplicáveis, Eun-Soo, começa a desconfiar que as crianças guardam um segredo.

15- "The Forest" (2016) Tailândia
A floresta ao redor de uma aldeia na zona rural da Tailândia abriga um espírito maligno. A escola na aldeia abriga uma menina muda. Perseguida por agressores, a menina encontra refúgio na floresta. Apesar das advertências de sua professora, ela abraça a floresta e encontra alegria na amizade com um menino selvagem. Mas de onde esse menino vem? Os rumores sobre a floresta são verdadeiros?

14- "O Mar de Árvores" (The Sea of Trees - 2015) EUA/Japão
A floresta Aokigahara, conhecida também como "Sea of Trees", localizada aos pés do Monte Fuji, é famosa por ter um alto índice de suicídios. Dois homens, o americano Arthur Brennan (Matthew McConaughey) e o japonês Takumi Nakamura (Ken Watanabe), vão até lá com este pensamento, mas acabam iniciando uma jornada de reflexão e sobrevivência na tentativa de responder suas questões existenciais.

13- "Things of the Aimless Wanderer" (2015) Reino Unido/Ruanda
Final do século XIX, um explorador branco está perdido na selva. Ele sai, tentando localizar a si mesmo. Na espessa floresta tropical, ele encontra uma jovem mulher... Início do século XXI, um correspondente de notícias estrangeiras conhece uma prostituta em uma boate. Eles passam a noite juntos, mas a garota desaparece no dia seguinte misteriosamente. O correspondente tenta descobrir o que aconteceu com ela e, eventualmente, terminar seu livro de viagens.

12- "O Abraço da Serpente" (El Abrazo de la Serpiente - 2015) Argentina/Venezuela/Colômbia
Karamakate, outrora um poderoso xamã da Amazônia, é o último sobrevivente de seu povo, e agora vive em isolamento voluntário nas profundezas da selva. Os anos de solidão absoluta o tornam vazio, privado de emoções e memórias. Sua vida sofre uma reviravolta quando chega ao seu esconderijo remoto Evan, um etnobotânico alemão em busca da Yakruna, uma poderosa planta capaz de ensinar a sonhar. O xamã decide acompanhar o estrangeiro em sua busca, e juntos embarcam em uma viagem ao coração da selva, onde passado, presente e futuro se confundem, fazendo-o aos poucos recuperar suas memórias. Essas lembranças trazem uma dor profunda que não libertará Karamakate até que ele transmita o conhecimento ancestral que antes parecia destinado a perder-se para sempre. Uma viagem antropológica, histórica e mística. Um olhar espiritual sobre a vida e também sobre a perda de costumes e identidade. Saiba+

11- "No Bosque" (Mesa sto Dasos - 2010) Grécia
Três jovens – uma mulher e dois homens – perambulam pela natureza arrebatadora, através da floresta e dos verdejantes montes íngremes. O trio estuda as suas múltiplas relações e predileções sexuais, encorajados pela onipresença dos elementos.

10- "Floresta" (Rengeteg - 2003) Hungria
Composto somente de closes, a estréia de Benedek Fliegauf em longas é um interessante estudo sobre a sociedade húngara. Sete histórias aparentemente normais ganham um toque absurdo e se intercalam diante do espectador. Um homem que deixa um cachorro na casa de uma estranha, um pai estranhamente obcecado por sua filha pequena e dois jovens que recebem uma encomenda misteriosa, são alguns dos pequenos contos que compõem o universo de Floresta.

09- "Across The River" (Oltre il Guado - 2014) Itália
A história gira em torno de um etólogo que trabalha numa floresta remota, capturando animais e instalado câmeras neles para que possa monitorar o seu comportamento. As gravações o levam a uma aldeia remota, o local de uma antiga maldição, onde ele fica preso devido a pesada chuva que cai e o aumento do nível do rio...

08- "Hamaca Paraguaya" (2006) Paraguai/Argentina
Em 1935, num lugar remoto do Paraguai, o casal de idosos Cândida e Ramón espera pelo filho que foi lutar na Guerra do Chaco. Faz muito calor, e eles também anseiam por chuva, que foi anunciada, mas nunca chega, assim como também o vento, que nunca sopra. Ele corta cana, ela cuida da casa, e o cachorro nunca para de latir. Eles continuam esperando por tempos melhores. Ramón é otimista, Cândida acredita que o filho já esteja morto. As cenas repetem-se monotonamente a cada dia. O filme disserta sobre o tempo, a velhice, o amor. Uma obra impressionante e poética. Amargo e doce ao mesmo tempo, assim como a vida. Saiba+

07- "Floresta dos Espíritos Dançarinos" (De Dansande Andarnas Skog - 2013) Suécia
Akaya, Kengole, Dibota e seus amigos e família são caçadores-coletores (e também grandes contadores de histórias), que nos guiam através do seu mundo na floresta tropical da bacia do Congo. Eles explicam suas origens, mitos e o sentido bastante espiritual que dão à vida. O filme acompanha a singular vida comunitária do grupo ao longo de muitos anos. Nós testemunhamos a prática de sua espiritualidade nas situações mais difíceis. Sua religião é lúdica e muito criativa para lidar com as questões profundamente sérias da vida e da morte, e pode ser a mais antiga religião praticada hoje.

06- "Aconteceu na Floresta" (Il Était une Forêt - 2013) França
No interior de uma densa mata e em meio as maravilhas naturais, o documentário revela o florescimento e o crescimento de uma floresta tropical. O público é convocado a observar e se maravilhar com as belezas naturais, além de refletir sobre a necessidade de preservação.

05- "A Parede" (Die Wand - 2012) Alemanha
Uma mulher faz um passeio com um casal até uma cabana de caça nas montanhas. Pela noite, os amigos ainda vão visitar o bar situado numa aldeia do vale, mas a mulher fica em casa com o cão. Na manhã seguinte, o casal ainda não chegou à casa e a mulher põe-se a caminho da aldeia, se deparando com algo inimaginável. Existe uma parede invisível que a separa do resto do mundo e atrás da qual parece não existir vida. Agora a mulher é obrigada a sobreviver na floresta, sozinha com um cão, um gato e uma vaca. Escreve os seus pensamentos, preocupações e necessidades num caderno, que talvez ninguém voltará a ler. Pouco a pouco a integração com a natureza acontece, começa a entender os ciclos e como tudo funciona, não mais se preocupa com calendário, mas apenas com as estações do ano e como passar por elas da melhor maneira. Saiba+

04- In Natura/Out of Nature (Mot Naturen - 2014) Noruega
Uma jornada dentro da cabeça de Martin. Ele sai em viagem às montanhas e acabamos conhecendo seus pensamentos. Um filme essencial, existencial e pueril sobre sentimentos e fantasias. Sobre ser humano e como nós pensamos. O longa tem cenas lindíssimas, a câmera busca sempre detalhar não só o personagem como tudo que o circunda. Seus pensamentos entram em harmonia com a natureza. Saiba+

03- "A Floresta dos Lamentos" (Mogari no Mori - 2007) Japão
Shigeki vive feliz num pequeno asilo nas montanhas. Machiko, uma das funcionárias do local, cuida especialmente dele. Ela, por sua vez, carrega em segredo, a angústia da perda de um filho. No aniversário de Shigeki, Machiko decide levá-lo para um passeio. Quando o carro em que viajam fica preso num atoleiro, Shigeki se mete no meio da floresta e Machiko é obrigada a segui-lo. O filme nos permite adentrar juntamente com os personagens, a água, a lama, as flores, as árvores e a música. Trata-se de um instante sublime, em que nos libertamos do realismo para embarcarmos num ritual pagão, no qual Kawase celebra a eternidade. O perambular pela floresta retrata um processo de elaboração do luto, de catarse, travessia de um terreno cheio de obstáculos, solidão, confronto de medos externos e internos. Saiba+

02- "A Cabana" (Die Summe Meiner Einzelnen Teile - 2011) Alemanha
Martin era um talentoso matemático com uma carreira promissora que, após um período internado em uma clínica psiquiátrica, é visto como doente mental, perde o emprego, e acaba nas ruas. Viktor é um garoto ucraniano que se tornou órfão depois que sua mãe sofreu uma overdose. Quando os dois se conhecem, resolvem fugir da cidade e construir uma cabana na floresta. Eles se tornam bons amigos e Martin conhece Lena, que é encorajada por eles a viver também de forma idílica. Até que um dia a cabana onde moram é destruída e Martin é preso como principal suspeito. A "loucura" de Martin é libertadora e em meio a natureza consegue acalmar sua mente, percebe-se que quando andava pelas ruas da cidade ele era inquieto e contava sem parar, as cenas em que começa a se integrar no local, subindo em árvores, respirando ar fresco é as das mais bonitas, é como se estivesse se encontrando, é a naturalidade de ser. Saiba+

01- "Jîn" (2013) Turquia
No sopé dos territórios curdos da Turquia, Jin (Deniz Hasgüler), uma jovem rebelde de 17 anos, foge de seu grupo de guerrilha para tentar voltar à sua família e à vida normal. Se escondendo de seus companheiros, a quem ela é agora uma traidora, e o exército turco, que a vê como uma terrorista, Jin, uma espécie de Chapeuzinho Vermelho, se refugia com os animais da floresta, que estão lutando a sua própria maneira na brutalidade da guerra. É um retrato bem interessante sobre o impacto da guerra na natureza, são filmados diversos animais em situações de medo e desespero. Nossa protagonista após deixar seu grupo de guerrilha se esconde na floresta, ela passa por muitos desafios e a sua única saída sempre é voltar para a floresta, e nesses momentos observamos os animais, como o urso que compartilha com Jîn o mesmo esconderijo. Saiba+

Um comentário:

  1. Gostei da lista, tem bons filmes como "Capitão Fantástico", "Inverno da Alma" e o poético "Tio Boonmee".

    Anotei alguns outros para procurar.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.