segunda-feira, 3 de abril de 2017

Angústia Alemã (German Angst)

Três contos repletos de amor, sexo e morte em Berlim, surgidos das mentes de três dos mais chocantes diretores alemães de todos os tempos: Andreas Marschall (Máscaras - 2011), Jörg Buttgereit (Schramm - 1994) e Michal Kosakowski (Zero Killed - 2012).
"Angústia Alemã" é um filme diferenciado dentro do segmento terror/horror, ele carrega uma solidez impecável e desagradável conversando com a identidade do país, sobra desconforto ao visualizar cenas de violência.
O primeiro é do notável Jörg Buttgereit, o conto se chama "Final Girl" e acompanha minuciosamente uma adolescente psicopata, sem diálogos a câmera é muito curiosa e minimalista, envolve automutilação e tortura de maneira bem desconectada, mas explícita e com um clima pesado, este é o segmento mais simples dos três e contém uma extrema frieza.
O segundo pertence a Michal Kosakowski, chama-se "Make a Wish", é sobre um casal de surdos que entram num prédio abandonado num canto sombrio de Berlim e encontram uma galera, uma espécie de neo-nazistas que começam a fazer joguinhos sádicos com os dois, paralelamente narra uma fábula sobre um amuleto que é capaz de trocar a alma das pessoas, no passado foi usado por uma menina polaca, agora este amuleto está nas mãos da moça que espancada vê seu namorado sofrer inúmeras torturas, sem dúvidas, este é o segmento mais poderoso em questão de reflexão, traz uma abordagem política e disserta sobre preconceito, o ar é carregado e possui um ranço que não se dissipa depois de visto. Destaque para um perturbador discurso que é proferido lá pelo final, realmente este conto faz jus ao título do longa. 
O último da trinca é "Alraune", de Andreas Marschall, onde um homem é sugado para dentro de uma sociedade secreta de fetiche que promete o melhor sexo de sua vida – através da magia da planta Mandrágora. Mas a experiência transgressora tem efeitos colaterais horríveis: ele é confrontado com uma manifestação monstruosa e mortal de suas próprias obsessões sexuais. Uma história que retrata o percurso sombrio do desejo humano, a fascinação pelo desconhecido, a libido desenfreada com um clima sexy e sombrio, o título significa mandrágora em alemão à qual atribuem a uma série de lendas e forte conotação sexual. 

"Final Girl"
"Make a Wish"
"Alraune"
"Angústia Alemã" é uma antologia de terror repleta de violência, dor, prazer e que faz jus ao título. Particularmente, o segundo segmento "Make a Wish" é o que mais senti incômodo, é visceral e traz toda a questão do nazismo, uma ferida ainda não cicatrizada no país. O terceiro, "Alraune" também é ótimo por misturar sexo, obsessão, delírios e mística. 
É uma boa dica para quem curte o estilo e também para prestigiar esses três poderosos e polêmicos diretores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.