segunda-feira, 3 de outubro de 2016

De Longe Te Observo (Desde Allá)

"De Longe Te Observo" (2015) dirigido pelo estreante Lorenzo Vigas é um filme de ambiguidades que suscita várias reflexões. Aos poucos descobrimos o personagem Armando, um homem silencioso e frio que procura meninos mais novos para somente olhá-los nus. 
Caracas, Venezuela. Armando (Alfredo Castro) é o dono de um laboratório de próteses dentárias, que costuma caminhar pela cidade, buscando aproximar-se de rapazes. Ele oferece dinheiro para que os jovens o acompanhem até sua casa, para que possa se masturbar diante de sua nudez. Um dia, Armando faz a oferta a Elder (Luis Silva), que lidera uma gangue local. Revoltado e desconfiado por natureza, Elder aceita a oferta mas, na casa de Armando, o agride e rouba seu dinheiro. Esse é o início de um complexo relacionamento entre eles, já que Armando volta a procurá-lo e Elder precisa de dinheiro. 
Elder precisando de dinheiro aceita a oferta de Armando, mas diferente dos outros garotos não é passivo e lá o agride e rouba seu dinheiro, esse é o começo de uma relação permeada de nuances, ao longo passamos a observar o comportamento de Armando, um sujeito sem grandes atrativos, leva sua rotina fazendo próteses dentárias e caminhando pelas ruas em busca de meninos, Armando não os toca, ele é adepto do voyeurismo. Essas duas figuras tão díspares voltam a se encontrar e vão construindo uma relação estranha, difícil defini-la, são personagens silenciosos, não sabemos muito deles, e por isso a história fica um tanto aberta e cheia de questões.
Alfredo Castro é um grande ator, sabe compor detalhadamente personalidades esquisitas, vide "Tony Manero" (2009), "Pós Morte" (2010), "O Clube" (2015). O que se compreende sobre a vida de Armando é que tem problemas com o pai e o ódio fica claro em determinado ponto, a relação com a irmã é distante e sua mãe está morta. Elder é um garoto desconfiado, também com uma família desestruturada e lidera uma gangue de rua. Ao invés de Armando ir atrás de outro garoto, ele continua a seguir Elder, que inicialmente resiste, mas ao ser atacado e espancado, Armando o acolhe, cuida e deixa ele ficar em sua casa, a partir daí Elder passa a gostar de Armando. O menino não é gay, ele parece ter carência afetiva e enxerga em Armando uma figura protetora e num momento parece querer retribuir o cuidado, numa festa de aniversário ele o segue até o banheiro e o beija, Armando fica nervoso e lhe dá um tapa. Nada é simples nessa relação, o que Armando quer de Elder, ele seria apenas um objeto sexual a ser conquistado, ou está ajudando por ver as condições do menino? Elder abre sua vida depois de ganhar um carro de Armando, mas este continua silencioso, uma incógnita.

A questão social ajudou Elder a ser manipulado por Armando, também frágil e sem proteção vê no homem uma figura que representa segurança, ele dá o que o menino necessita, tanto sentimento, quanto material, é muito fácil controlar sabendo as carências do outro. Armando não toca no garoto, mas não deixa de ser uma relação abusiva, o final vem de forma seca e é impossível não se sentir desconfortável. 
"De Longe Te Observo" traz um personagem complexo, uma trama instigante e planos caprichados. Provocador, não se aprofunda, prefere deixar em aberto para pensarmos em cada atitude, tanto de Armando, como de Elder.

2 comentários:

  1. Mais um filme que eu não conhecia.

    Alfredo Castro trabalhou também no drama chileno "No", ao lado de Gael Garcia Bernal.

    Abraço

    ResponderExcluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.