domingo, 15 de fevereiro de 2015

Amor Bandido (Mud)

"Mud" do diretor Jeff Nichols (O Abrigo - 2011) é um filme simples que disserta sobre amizade, amor, descobertas e desilusões de forma muito naturalista.
Mud (Matthew McConaughey) está fugindo da justiça quando encontra dois adolescentes que resolvem ajudá-lo a escapar da polícia e dos caçadores de recompensa. O jovem Ellis (Tye Sheridan), de 14 anos, vai fazer de tudo para garantir que o novo amigo consiga encontrar sua alma gêmea.
Matthew McConaughey compõe um personagem envolvente e faz jus ao nome, com o aspecto sempre sujo ele é estranho, cheio de manias e guarda um segredo. Vivendo num barco preso em cima de uma árvore de uma ilha inabitada ele espera que consiga fugir com seu grande amor. Ellis e Neckbone descobrem esse barco e acabam encontrando Mud, e assim eles vão construindo uma amizade que cada vez mais vai ganhando belos contornos. Mud não é um cara mau, ele foge da polícia, mas isso não quer dizer que seja um criminoso. Mud é passional, ama desde menino Juniper (Reese Witherspoon), uma mulher que corre para os braços dele quando se mete em encrencas.
Os meninos são corajosos e exploram a vida, são interpretações emocionantes e vivas, Tye Sheridan tem uma segurança absurda ao atuar, e junto ao seu companheiro Jacob Lofland firmam uma amizade repleta de valores. McConaughey é um texano legítimo, assim como os outros atores, portanto o longa ganhou um perfeito realismo, o sotaque, o modo de vida, a tranquilidade, tudo está retratado de forma precisa, a natureza também ganha destaque, proporcionando ótimos momentos de reflexão. O ritmo segue lento, mas se sustenta com interpretações incríveis e plenas, diálogos que agregam e fazem com que os personagens evoluam. 

Ellis vai se descobrindo enquanto ajuda Mud, principalmente sobre o amor, aliás ele só aceita ajudar Mud porque tudo o que ele fez foi por amor, em sua casa as coisas não vão bem, seu pai (Ray McKinnon) e sua mãe (Sarah Paulson) estão se separando e ele não entende, também se apaixona por uma menina mais velha e acredita estar namorando, o que o decepciona bastante mais tarde.
A linda amizade de Ellis com Neckbone é um dos pontos mais fortes, inocentes porém espertos esses dois garantem as melhores passagens do filme com humor e sensibilidade. Seja nas qualidades ou defeitos, os personagens cativam cada um à sua maneira, a desconfiança que o filme nos gera no início em relação aquele homem de aspecto estranho dá lugar a sentimentos simples.

"Mud" é uma jornada incerta, há muita tensão e as possibilidades são amplas, e o final retrata essa extensão quando Mud visualiza o horizonte do rio Mississipi. Às vezes por mais que seja difícil é preciso aceitar.
O que fica desta história é a emocionante amizade entre os meninos e um cara desconhecido, as descobertas e o amadurecimento de Ellis, e as complexidades do amor. Simples e natural, "Mud" é um enorme suspiro de satisfação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.