segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Os Sonhadores (The Dreamers)

Mathew (Michel Pitt) vai à Paris para estudar e não ir a guerra do Vietnã, chegando lá em meio a uma revolta envolvendo a Cinemathèque parisiense, ele conhece os irmãos gêmeos Theo (Louis Garrel) e Isabelle (Eva Green) e desenvolvem uma amizade muito íntima. Os três tem em comum a paixão pelo cinema e em várias partes revivem cenas de alguns filmes famosos, Mathew é convidado a morar por um tempo com os irmãos, enquanto os pais deles estavam viajando, aí ele começa a perceber o comportamento estranho que os gêmeos têm. Com o tempo forma-se um triângulo amoroso, mas não da forma comum, Mathew gosta de conversar com Théo que é um revolucionário passivo e com Isabelle ele mantém uma relação mais íntima, ela se faz passar por uma moça segura e muito culta, quando na verdade está apenas representando.
A medida que o relacionamento de Mathew e Isabelle aumenta, Theo com ciúmes disputa a atenção dela e até chega se distanciar deles, mas Isabelle ama seu irmão e é ele que quer por perto, e Mathew está tão inserido nesse contexto que não percebe o absurdo daquilo tudo.
Essa história toda acontece na véspera da revolução de 68, eles praticamente nem saem de dentro da casa, os dias se passam regado a bebidas, cigarros e sexo, e quando a revolução explode, eles saem as ruas exaltados e cada um segue seu rumo.
Não se pode ter pudor para assistir esse filme, tem muitas cenas de nudez e sexo, Bertolucci consegue fazer de tudo isso uma poesia, é impossível não se encantar com os personagens, e ficar hipnotizado pelos seus diálogos.
Um filme sensual, ousado, erótico, político (sem ser chato), e é nada mais que um poema ardente.

A trilha sonora é impecável, Janis Joplin, The Doors, Hendrix, é um filme feito para os cinéfilos, pois são muitos os filmes citados, é sensacional.
O filme não foi bem aceito pela crítica e várias cenas foram cortadas, como um ménage à trois que Bertolucci achou de bom senso ser tirada já que continha cenas explícitas gays.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.