quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

O Operário (The Machinist)

Christian Bale como Trevor Reznik está irreconhecível, ele emagreceu aproximadamente 30 kg e surpreendeu na atuação, seu personagem há mais de um ano não dorme, não se alimenta direito, e sente no corpo e na mente o resultado de sua insônia, fazendo com que ele nem saiba mais o que é real ou alucinação.
Trevor trabalha em uma indústria e tem uma vida aparentemente normal, se não fosse o fato de não dormir há um ano. Envergonhado por causa de seu problema, se isola e torna-se cada vez mais paranoico, depois de se envolver em um acidente do qual o colega perde um braço, ele acaba achando que todos estão conspirando para demiti-lo. Todos o culpam pelo ocorrido, mas ele nem sabe quem é Ivan (o cara que perdeu o braço), e passa a procurá-lo, nessa busca ele conhece a prostituta que sonha se casar com ele, a mulher da cafeteria aonde vai todos os dias e fora isso ele mantém um joguinho de forca na porta da geladeira, que durante o filme são preenchidas e onde tudo se encaixa.
Impressionante o clima sombrio que o filme tem, fazendo com que os sentimentos do personagem realcem ainda mais aos nossos olhos curiosos, e nos perguntemos durante todo o filme: o que será que vai acontecer e que rumo essa história vai tomar? É daquelas histórias para se juntar todas as peças e ir descobrindo aos poucos. O personagem demora para perceber que está surtando, já nós sabemos desde o início que está tudo errado na cabeça dele.

Esse filme é um suspense e um Thriller psicológico muito bem produzido. Com influências de Crime e Castigo e O Idiota de Dostoiévski, é uma trama pra lá de envolvente, repleta de mistérios e coroada pela maravilhosa atuação de Christian Bale.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.