terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Inquietos (Restless)

Enoch Brae (Henry Hopper) é um jovem com um hábito estranho, ele frequenta velórios de desconhecidos por conta de um trauma causado no passado, seus pais morreram em um acidente de carro, e ele ficou em coma por algum tempo. Esse trauma demora para ser revelado no filme, o que nos faz perguntar o porque ele se comporta daquela maneira. Um dia em um velório ele encontra Annabel (Mia Wasikowska) e se apaixona por ela, com câncer terminal ela deseja viver seus últimos dias da melhor forma possível. Algumas características dos personagens são interessantes, como por exemplo: Enoch vê Hiroshi, um japonês que foi um piloto kamikaze, Annabel fã de Darwin estuda os insetos e os pássaros, e inclusive ela sempre cita o pássaro que ao pôr do sol pensa estar morrendo. Isso tudo faz com que os personagens pareçam estranhos e interessantes aos nossos olhos. Esse não é um filme muito narrativo, se trata mais de olhares e gestos, com uma fotografia bonita e melancólica dá um tom de tristeza, mas a vontade de Annabel em viver seus últimos dias ao lado de Enoch nos faz questionar os verdadeiros valores da vida, o tema  filosófico do pós morte surge muitas vezes, mas não faz ficar cansativo.
Perder alguém que amamos não é fácil, há estágios de dor, raiva, desespero, tristeza, enfim, assistimos a esse filme com um nó na garganta, nos aperta e também nos chacoalha, porque a única certeza que temos é a morte e não sabemos lidar com isso, Annabel de uma maneira suave e em tom de brincadeira, de certa maneira ajuda Enoch a entender. E o final do filme é lindo, Enoch pede para discursar, mas ao chegar na frente do microfone, ele apenas lembra dos momentos que passou ao lado de Annabel e sorri, é digno de chorar. É impossível ser mais sensível e emocionante, os atores conseguem dar leveza ao tema.

O diretor Gus Van Sant consegue fazer de um tema já utilizado em diversos filmes ser completamente diferente, ele passeia entre filmes comerciais e alternativos sem mudar ou estragar suas obras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.