quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Desonra (Disgrace)

David Lurie (John Malkovich) é um professor universitário que segue a filosofia de que ser prudente não nos adianta de nada. Sua vida é sair com prostitutas esporadicamente, ler Lord Byron, escrever uma ópera e dar aulas, até que se envolve com uma aluna e isso gera uma reviravolta na sua vida. Ele foge para a casa da filha Lucy (Jéssica Haines), um lugar distante no campo, e a realidade de David começa a mudar radicalmente, ele tenta uma aproximação com a filha, até que três jovens negros atacam a propriedade e violentam Lucy. David é despertado para dura realidade da vida que agora é devastadora.
Esta história foi adaptada do grande romance de J.M.Coetzee, vencedor do Nobel de 2003, onde mostra uma África pós Apartheid com questões de disputa de terras, como a de Petrus, morador da propriedade de Lucy, que aos poucos vai tomando conta devido a situação dramática em que a personagem sofre, ele oferece proteção em troca das terras, já que ela é branca em terra de negros. Grávida de um dos jovens que a violentaram, Petrus propõe se casar e protegê-la com o acordo de que ganhe mais um pedaço da sua propriedade, ela não tem escolha, afinal é lá que quer ficar, e David recusa-se a acreditar na passividade e aceitação da filha.
A parte dessa história tem algumas cenas bem tocantes, como quando David ajuda Bev em um abrigo para animais sacrificando-os, pois não há espaço para eles nessa África tão disputada. Ele é designado a levar os animais mortos e no caminho David para e começa a chorar apoiado no volante, é uma cena muito comovente.
A atuação de John Malkovich nos desperta vários sentimentos no decorrer da história, as mudanças drásticas da vida ajudam a nos descobrir e assim tomar conhecimento do que fizemos, no caso de David a se arrepender do fato com a aluna e pedir perdão para a família da garota. A moral que o filme nos traz é a da aceitação, cada pessoa faz suas próprias escolhas e por mais próximas que somos, não temos o direito de interferir, elas agem conforme a vida que tem, no caso de Lucy, a vida simples e sem luxos, longe de tudo é onde quer ficar, mesmo grávida e morando no mesmo lugar que o garoto que a violentou.
Ao mesmo tempo que David perde a crença no mundo e nas pessoas, ele tenta ajudar a sua filha superar o ataque, já que a relação dos dois não é das melhores, ele revê seus conceitos sobre o mundo e simplesmente aceita a decisão de Lucy.

"Desonra" nos mostra como ser mais flexíveis com as pessoas e as situações, cada um reage de uma maneira e pensa de um jeito diverso, somos diferentes entre si e não devemos interferir nas atitudes que os outros tomam, por mais que amamos ou não a pessoa que está ao nosso lado.
É um filme que nos propõe uma rica experiência, e reavalia os nossos conceitos, afinal somos tão passíveis de mudanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.