segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Cópia Fiel (Copie Conforme)

"Copie Conforme" é o primeiro filme ocidental dirigido pelo iraniano Abba Kiarostami. James Miller (William Shimmel) está lançando um livro que diz exatamente o que intitula o filme, ele escreve que uma boa cópia vale tanto quanto um original e como uma se distingue da outra, Elle (Juliette Binoche) francesa, mas que vive na Itália há anos, é dona de uma galeria.
Em um passeio a região da Toscana James lança suas ideias e as defende, enquanto Elle sente um misto de admiração e repúdio as ideias dele. Após uma conversa com uma dona de uma cantina, Elle começa a discutir um relacionamento de 15 anos com James, o que nos deixa bem desconcertados, e em várias partes perguntamos se aquilo é verdadeiro ou não.
Julliete Binoche é a grande atração do filme, seu parceiro Shimmel mostra uma atuação bem antipática e morna, o que o faz ser ofuscado. Os olhares de Juliette diretos para câmera e suas discussões passando do inglês para o francês e italiano em segundos é arrebatador.
A discussão entre eles torna o filme cansativo para o espectador e confunde muito, as ideias são vastas e complexas, apesar dos diálogos simples. Uma história inteligente, sutil e cheias de camadas.
Não é um filme cativante, mas vale a pena assisti-lo pela bela e talentosa Juliette Binoche que ganhou o prêmio de melhor atriz em Cannes (2010) e também pelo cenário lindo, a deslumbrante Toscana.

Nos surpreende pelos questionamentos e por colocar a contradição nos diálogos dos personagens.
"O que importa é a simplicidade da vida!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.