quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A Banda (Bikur Ha-Tizmoret)

"A Banda" (2007) é um filme israelense dirigido por Eran Kolirin, e conta de forma deliciosa a trajetória de uma pequena banda da polícia egípcia que foi convidada para tocar na inauguração de um centro cultural em Israel. Chegando no aeroporto eles percebem que não há ninguém ali os esperando, por pura falta de sorte são esquecidos. A banda então decide se deslocar por conta própria, mas acabam se perdendo e vão parar em uma cidade em algum lugar no coração do deserto. Lá tentam buscar informações em um bar e descobrem estarem no local errado e o ônibus só passará no dia seguinte, daí por diante conhecemos mais a fundo os integrantes da banda, assim como Dina, a ousada dona do bar, e os dois amigos dela que vivem lá sentados. Dina hospeda dois deles, o líder sisudo da banda Tawfiq, vivido pelo maravilhoso Sasson Gabai, e Haled, o rapaz mais novo. Os outros se dividem na casa dos amigos de Dina.
Através de sutilezas vemos o choque cultural entre o velho e o novo, o conflito entre árabes e israelenses é mostrado com total delicadeza, e a mulher é vista sob um ponto de vista distinto, Dina é extravagante, forte, cabelos soltos, uma beleza diferente mas muito feminina. A todo momento as diferenças acontecem, porém todos ali desejam o mesmo, a felicidade.
Para os mais sensíveis "A Banda" se faz necessário, é um deleite acompanhar personagens tão ricos e que apesar de diferentes se complementam, a fotografia é belíssima, o tom azul contrasta com a paisagem, é engraçado toda a estranheza que o figurino dos integrantes da banda causa nas pessoas. O amor por suas tradições também é retratado, e o respeito que cada um deve ter com o outro independente de religião é evidenciado com muita leveza e um fino humor, do qual o ator Sasson Gabai realiza magistralmente, ele mescla comicidade e sensibilidade perfeitamente, um outro filme dele que exemplifica essa qualidade é "O Porco de Gaza" (2011)
A amizade que cresce entre Tawfiq e Dina é linda, ele pouco fala, mas seu olhar diz muito, Dina o convida pra comer e fala sobre relacionamentos, é uma mulher que conserta o carro e que toma a frente, por vezes Tawfiq se sente estranho, mas não demora para que se abra e conte fatos de sua vida. Os dois são tristes, há muitos sentimentos guardados, enquanto Dina está desesperada para conseguir um pouco de amor, ele está num constante silêncio, é muito difícil dar o próximo passo, mas a grande mudança se dá no final na relação de Tawfiq e Haled.

O filme dá uma lição do quanto o ser humano precisa se aproximar uns dos outros, pois todos nós temos dores e buscas insaciáveis, poderíamos tentar compreender, ao invés de nos apegarmos a rivalidades que só aumentam o desequilíbrio. É triste ver que as relações cada vez mais se vão, e o que fica é apenas solidão e sentimentos que destroem tanto os demais como a nós mesmos.
"A Banda" é uma joia do cinema, emociona, diverte, causa a reflexão, tem um roteiro impecável, cenas memoráveis, interpretações únicas, e uma trilha sonora que embeleza ainda mais toda esta história. Ao final eles conseguem pegar o ônibus e ir à inauguração do centro cultural, a música tocada é das coisas mais belas que acontece nesta pequena obra de arte.
O filme ganhou 38 prêmios em festivais mundo afora, e não é à toa, ele cativa mesmo e cria-se uma simpatia imensa, é pra indicar sem medo e desfiar elogios. Merecedor de aplausos a cada frame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.