terça-feira, 19 de novembro de 2013

No Caminho das Dunas (Noordzee, Texas)

"Noordzee, Texas" (2011) é um filme belga dirigido pelo estreante em longas-metragens Bavo Defurne. Pim (Jelle Florizoone) é um menino quieto. Um sonhador. Ele vive com sua negligente mãe Yvette (Eva van der Gucht) em uma pequena cidade da costa belga em meados da década de 70. Pim cresce desenhando e sonhando com uma vida de fantasia, e chega à adolescência mantendo seus desejos emergentes em segredo. Aos 15 anos, seu maior sonho é seu amigo e vizinho Gino (Mathias Vergels), por quem alimenta uma grande e não correspondida paixão. Pim mora com sua mãe que é completamente relapsa, desde pequeno silenciosamente brinca de ser princesa e frequenta a casa de seus vizinhos que o acolhem como sendo da família. Ele atravessa sua infância cuidando de si mesmo e nutrindo uma paixão por Gino, quatro anos mais velho. Já adolescente enfrenta as dores e as alegrias das descobertas, no início a paixão é correspondida, os dois vivem momentos maravilhosos juntos, mas Gino não é bem resolvido com sua sexualidade, então se envolve com Françoise e vai embora para viver com ela. Um duro golpe para um garoto que não tem com quem conversar.
Pim apesar de ser muito ingênuo é capaz de cuidar de si mesmo, sua mãe deseja viajar pelo mundo tocando sanfona, e ao surgir uma oportunidade não pensa duas vezes. Além de ser abandonado pelo seu primeiro amor, é deixado também por sua mãe. Com isso é acolhido pelos vizinhos, mas a mãe de Gino e Sabrina está muito doente e a situação se agrava dia após dia. Acomodado no quarto onde Gino dormia ele passa seus dias desenhando, Sabrina nutre uma paixão por ele, mas sabe que nunca terá chance. Ela o chama de sonhador. O tempo passa e a mãe de Gino adoece mais, no hospital ela demonstra seu último desejo em uma cena linda e muito significativa.
O filme tem uma fotografia de encher os olhos destacando as paisagens deste lugar tão pacato. O protagonista carrega em sua feição um ar puro e inocente, o que passa muita credibilidade tornando o drama bem realista.

Filmes que abordam o despertar da adolescência pendem sempre pro lado mais clichê, mas neste a simplicidade e a inocência sobressai de uma maneira emocionante sem ser piegas. É realmente lindo e triste observar a vida deste garoto que precisa cuidar de si ao mesmo tempo que se descobre. O romance é tratado de forma sutil e bem leve. A trilha sonora é outro fator que compõe perfeitamente com o contexto todo.
Todas as cenas são trabalhadas nos detalhes, como por exemplo, a primeira onde ele ainda criança se desnuda e coloca uma coroa na cabeça, ou a caminhada cheia de expectativa até a casa de Gino, e até mesmo o seu silêncio diante as coisas que lhe acontecem. Há muitas cenas repetitivas, como o desleixo da mãe e seu comportamento espalhafatoso no bar onde trabalha, mas a história prima pelo romance e o drama é secundário, porém não menos importante.

É um retrato sensível, inocente e puro das descobertas, somos conduzidos por silêncios, olhares e gestuais. A temática gay é explorada delicadamente. Pim é um sonhador, um menino que sorri com os olhos e que demonstra amor sem ao menos dizer uma palavra. "Noordzee, Texas" mistura tristeza e beleza esbanjando poesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.