terça-feira, 12 de novembro de 2013

A Espuma dos Dias (L'écume des Jours)

"A Espuma dos Dias" (2013) do diretor Michel Gondry (Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças - 2004) é baseado no livro de Boris Vian, importante obra da literatura francesa escrita no final da década de quarenta. Na história Colin (Romain Duris) é um jovem que tem a sorte de ser rico o suficiente para não precisar trabalhar, um dia conhece Chloé (Audrey Tautou) em uma festa, se apaixona, e rapidamente se casa com ela. Porém, já na lua de mel, a moça desenvolve uma rara doença: uma flor de lótus cresce em seu pulmão direito e para matá-la é preciso que Chloé se cerque o tempo todo de flores frescas, o que leva Colin à falência.
Colin divide sua casa com o cozinheiro Nicolas (Omar Sy), e um pequeno rato que age como um humano, também recebe sempre a visita de outro amigo, Chick, que é obcecado pelos pensamentos de Jean Sol Partre. A tragédia é certa e aos poucos o surrealismo criado por Gondry vai se desfazendo. A atmosfera do filme é muito semelhante a de um sonho, como se tudo fosse possível e não houvesse empecilhos, as traquitanas deste universo são bizarras, como por exemplo, um piano que produz bebidas de acordo com suas notas musicais. Com certeza é um filme único e interessante, mas infelizmente o drama envolvendo o casal se desfaz, o visual se sobressai bem mais que a história e as geringonças se tornam mais importantes que os personagens.
"A Espuma dos Dias" pode ser considerado uma fábula adulta, mas para quem não consegue se infiltrar neste mundo fantástico não verá beleza alguma, muitas coisas não fazem sentido, e é justamente esse o encanto do filme, como num sonho onde tudo pode ser alcançado e conseguimos por meios estranhos atingir nossos objetivos.
O personagem Colin é um homem que ainda possui um menino em si, ele não conhece responsabilidades, e o porquê dele possuir todo aquele dinheiro não nos é explicado, na verdade nem é preciso. O fato é que tentamos obter respostas o tempo inteiro, o desenrolar não ajuda e muitas coisas ficam no ar.
Muito inteligente é a mudança drástica de ambiente, enquanto Chloé vai definhando o cenário alegre e colorido do início vai ganhando tons mais escuros e se torna melancólico, é devastado, assim como os sentimentos de Colin.
É um filme repleto de detalhes, que traz uma bonita e triste história sobre o encontro do amor, realização de sonhos, o inesperado que traz situações inusitadas, e então a realidade que vem assombrar.

É uma obra inovadora e que esbanja criatividade, além de marcar de vez o estilo de fazer cinema de Michel Gondry. Para quem sempre está reclamando que não há novidades e que os elementos utilizados são sempre os mesmos, "A Espuma dos Dias" vem como um presente, que sabendo apreciá-lo será muito satisfatório.
"A Espuma dos Dias" é um filme excêntrico e exibicionista, marca a passagem de uma vida rodeada de magia pelas responsabilidades que inevitavelmente aparecem. É um filme que salta aos olhos mas que carece em provocar emoções.
Gondry conversa muito bem com o surrealismo, é onde ele se sente à vontade e aqui ele coloca toda sua inventividade se baseando em um livro que fez parte de sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.