terça-feira, 22 de outubro de 2013

Primeiro da Classe (Front of the Class)

Baseado em fatos reais "Primeiro da Classe" (2008) é um filme que conta a história de Brad Cohen (James Joseph Wolk), que desafiou sua doença, a síndrome de Tourette, para conseguir realizar o seu maior sonho: ser professor. A síndrome de Tourette é uma desordem neuropsiquiátrica caracterizada por tiques, reações rápidas, espasmos ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira com considerável frequência. Com isso a sociabilização se torna difícil e a pessoa se atém a diversas privações para não atrapalhar o outro, como ir ao cinema, por exemplo.
O filme começa com Brad já adulto, mas não demora para que sua história seja mostrada nos mínimos detalhes. Quando pequeno Brad sofria muito preconceito e não era aceito por seus colegas de escola, e os professores acreditavam que ele fazia os ruídos para provocar. O tempo foi passando e nada mudava, então o pai do garoto foi se irritando cada vez mais, pois não entendia porque seu filho era tão esquisito, já a mãe e o irmão o adoravam e foi justamente a sua mãe que descobriu o nome do que Brad tinha, depois de passar por diversos médicos, psicólogos, psiquiatras sem conseguir nenhuma resposta, sua mãe decidiu ir atrás e pesquisar em livros de medicina os sintomas do filho, até que chegou a conclusão de que se parecia muito com Tourette. Após ir ao psicólogo e declarado ter achado a resposta, a mãe desolada ficou sabendo que não havia cura, mas para o menino só de saber que poderia dar um nome para o que tinha era o suficiente. As pessoas poderiam então passar a aceitá-lo e entendê-lo. A doença nunca foi empecilho em sua vida, aliás foi ela a grande propulsora para seu sucesso, indignado com a ignorância dos professores e o método de ensino cansativo, decidiu que quando adulto se tornaria um professor e ensinaria para as crianças que ser diferente não é motivo para se esconder, e que falar sobre as limitações é um grande passo para se aceitar.
O longa tem uma leveza e um bom humor maravilhoso, o protagonista é um otimista convicto, mas por natureza, o que torna a história espontânea e muito gostosa. Filmes sobre superação exigem uma dosagem certa de melodrama, senão as lições de moral, mensagens positivas ganham a tela. "Primeiro da Classe" simplesmente disserta sobre ser diferente e a própria aceitação para poder seguir em frente. Importante lembrar que aquele que te aponta também tem limitações.

A parte em que Brad já adulto, formado, qualificado e com o currículo impecável vai se apresentar nas entrevistas, as reações em relação ao seu problema, são as mais variadas. Quanto mais nervoso ele ficava, mais tiques e vocalizações fazia, então havia momentos em que não conseguia se expressar. Mas o importante é que sempre existirá pessoas que pensam no futuro da educação e que querem inovar nesse meio e é dentro desse conceito que uma escola o contrata para dar aulas ao segundo ano.
No primeiro dia ele apresenta antes de tudo a sua companheira, assim mesmo que Brad define a síndrome de Tourette. Ele fala com os alunos e pede para que façam perguntas. Incrível, pois as crianças não têm problemas para aceitá-lo, mas por outro lado, os pais alegam falta de capacidade. Brad tem o dom de ensinar, sempre olhando de frente para as crianças conversa sem omitir nada, e foi dessa maneira que conseguiu ganhar o prêmio de melhor professor do ano.
"Primeiro da Classe" é um filme lindo e inspirador, que mostra que em qualquer carreira que desejar seguir haverá momentos em que se sentirá limitado, mas isso não quer dizer que não conseguirá. Brad tornou a síndrome de Tourette sua aliada e aceitando-se adquiriu o respeito e carinho de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.