quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Achados Musicais

Ao passear pelo Youtube encontrei alguns artistas super interessantes, com segmentos diferentes e muito além do convencional conseguem saciar a sede dos amantes da boa música.

Iyeoka
Iyeoka tem uma alegria genuína, seu tom de voz e toda sua musicalidade só faz ressaltar isso. Iyeoka é americana de origem nigeriana e além do talento de cantar é poetisa, ativista e educadora, ela abraça o poder da palavra em defesa de causas como as questões do amor, mulheres, cultura, relacionamentos, violência, entre outras. O som é uma mistura de jazz, soul, funk e R&B. Seu mais recente trabalho é o álbum "Say Yes" - 2010, que mistura a poesia da palavra falada com o jazz e o blues. É o tipo de artista que merece todo o reconhecimento, e por isso não podia deixar de compartilhar. O clipe "Simply Falling" esbanja charme.

Hindi Zahra
Hindi Zahra é uma cantora e compositora nascida em Marrocos, radicada na França desde 1993. Seu estilo musical é intimista e carrega toda a influência cultural de seu país. Apaixonada por arte, Zahra já trabalhou no museu do Louvre quando tinha seus 18 anos e se diz diretamente influenciada por essa experiência. Sua música é um misto poético de jazz, folk e soul, sua voz é doce e sensual. A sua infância foi rodeada pela música: sua mãe era atriz e cantora e seus tios eram grandes músicos. Zahra viveu em um momento que a cena musical do Marrocos oferecia grandes variedades de estilos, como o folk e o blues, além da energética música popular da região. A compositora, que aprendeu a tocar inúmeros instrumentos por conta própria, incluiu tudo isso e um pouco mais a seu trabalho. O clipe do primeiro hit, "Beautiful Tango" do álbum "Handmade" (2010), foi dirigido pelo maravilhoso Tony Gatlif (Transylvania - 2006). As canções de Hindi Zahra misturam culturas e soam agradáveis, são suaves, sensuais e hipnóticas.

Zaz
Zaz é uma cantora francesa que mescla música gipsy e o jazz. Ela ficou famosa com sua canção "Je Veux", tema de seu primeiro álbum "Zaz", que foi lançado em 2010. Em 2006, decidida a ser cantora, saiu de Tours, cidade onde nasceu e iniciou sua carreira em Paris, onde cantou em cabarés e nas ruas da capital por um ano, até que o anúncio de uma gravadora mudou sua vida. Nele, o compositor Kerredine Soltani procurava uma jovem para interpretar canções de jazz, e Zaz se enquadrava perfeitamente no perfil. No mesmo período conheceu o cantor Raphaël, que seduzido pela sua voz suave e muito peculiar escreveu três das onze canções do álbum "Zaz": Éblouie par la Nuit", Port Coton", e "La Fée". Uma delas, "Dans ma Rue", é uma regravação da música de Édith Piaf, a quem ela homenageia no disco.
Sua música mistura um pouco de jazz, soul e acústico. Uma das minhas preferidas é a canção "Les Passants", ao mesmo tempo que é simples por parecer despretensiosa, também é chique, pois Montmartre, o local em que eles gravaram o vídeo é o bairro mais boêmio e charmoso de Paris, onde se encontra os mais variados artistas, além dos Cafés e Cabarés, como o famoso Moulin Rouge.

Asaf Avidan
Asaf Avidan é um músico de origem israelense, filho de diplomatas do ministério de relações exteriores passou quatro anos na Jamaica. Após o serviço militar obrigatório em Israel, estudou animação na Bezalel de Jerusalém, inclusive ganhou prêmio por um curta-metragem no festival de Haifa. Depois de seus estudos, mudou-se para Tel Aviv e trabalhou como animador, até um rompimento com sua namorada de longa data, que o abalou e o fez voltar a Jerusalém, largou o emprego e começou a dedicar-se em tempo integral à música. Lançou um EP do qual foi elogiado pela crítica. Em 2006 formou uma banda de rock/blues chamada Asaf Avidan & The Mojos, que se tornou muito popular em alguns países. A banda lançou três álbuns: "The Reckoning Song" em 2008, "Poor Boy/Lucky Man" em 2009 e "Through the Gale" em 2010. Em 2012, o projeto The Mojos foi arquivado para que Asaf focasse na carreira solo. Seu primeiro álbum "Different Pulses" começou a ser disponibilizado internacionalmente em 2013. Sua música é definida como blues, folk e rock, sua voz já foi comparada com a de Janis Joplin e dependendo a música lembra e muito, a voz rasgada, os agudos, as pausas. Também  já compararam com a de Robert Plant, do qual Asaf teve o prazer de dividir o palco em 2011.
As músicas de Asaf sofrem ao longo dos minutos alterações incríveis, sua voz varia muito entre uma rouquidão macia e estridente, chegando até falhar, mas que estranhamente arrepia. Apesar de lembrar outros artistas, diga-se de passagem, magníficos e consagrados, ele é único e isso se intensifica à medida que o ouvimos e descobrimos a sua veia artística. Um dos melhores achados da minha vida!
Não deixem de escutar a discografia da banda Asaf Avidan & The Mojos, as músicas têm uma pegada ousada e diferente da sua carreira solo. "Different Pulses" é um álbum rico musicalmente e que embriaga o ouvinte. É um som penetrante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.