quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Sala do Suicídio (Sala Samobójców)

"Sala do Suicídio" (2011) do diretor polaco Jan Komasa gira em torno de Dominik (Jakub Gierszal), um garoto comum, ele tem um monte de amigos, pais ricos e dinheiro para gastar em roupas de marca. Mas um beijo inocente com um colega muda tudo. Ele sofre bullying e começa a isolar-se do mundo exterior, vivendo todo o seu tempo em seu computador. Ele conhece uma garota anônima que lhe apresenta a "sala suicida", um lugar do qual não há escapatória. Pego em uma armadilha tecida por suas próprias emoções, Dominik torna-se enredado numa teia de intrigas e gradualmente perde o que ele mais aprecia.
É preciso adentrar na vida deste garoto para poder ver os reais motivos de sua depressão, já no início observamos que é propenso a uma melancolia, na festa de formatura exprime bem sua antipatia com o todo. Sua mãe pede para ele sorrir e o máximo que consegue é um sorriso de canto de boca forçado. Aparentemente tem tudo, mimado ao extremo pelos pais ausentes o suprindo com bens materiais e status, o que o tornou um alguém insuportável, que não sabe lidar com o próximo sem exigir. A cena do ônibus em que pede para desligarem o som mostra o quanto é infantil, pois ele age assim com seu motorista e este sempre acata seu desejo.
O mundo gira em torno dele, mas existe uma grande divergência nisto tudo, ao mesmo tempo que é mimado, também é autodestrutivo e o desencadeamento acontece quando beija em comum acordo um colega, ele se sente confuso em relação a sua sexualidade e acaba se envolvendo emocionalmente, mas o episódio na aula de artes marciais faz com que Dominik mergulhe no mais profundo do seu ser. Dominik enquanto luta com seu colega, se excita e acaba ejaculando, no dia seguinte no facebook é alvo de piadas terríveis. Depois disso não vai mais à escola, se tranca no quarto e se infiltra num mundo onde pode ser quem quiser. O mundo dele agora é a "sala do suicídio", um lugar dentro do jogo "Second Life", lá se comunica com Sylwia, uma garota que diz que cometerá suicídio em breve. Os dois se encontram neste universo juntamente com outros membros e discutem sobre como tirarão a própria vida. A verdade é que Sylwia influenciou Dominik, ele estava muito sensível e suscetível a pensamentos mórbidos.

O filme exibe vários clichês, mas que se fazem essenciais, por exemplo, o personagem emo, rico e mimado que reclama da vida, os pais ausentes, o bullying, é um uma série de questões que geram angústia. Os créditos são todos de Jakub Gierszal que interpreta Dominik, ele é intenso, confuso e passa exatamente a dor de ser incompreendido. Algumas cenas ele praticamente agoniza, como quando sai de seu quarto e implora desesperado ao pai para que reconecte o cabo da internet, o ápice acontece aí. Há muito o que se pensar nesta parte. A vida deste garoto estava no virtual, na conexão que criou com Sylwie, que por vezes nos passa a impressão de estar se aproveitando da situação de Dominik, e por outras parece estar realmente envolvida.

"Sala do Suicídio" tem uma fotografia dark, mas o que se sobressai é a mescla de realidade com cenas de animação. É um drama pesado que retrata a existência de forma crua e passeia por temas difíceis, como a influência da internet na vida de jovens depressivos, o bullying, a solidão, a carência afetiva, pais ausentes que pensam que dinheiro supre as necessidades dos filhos, e daí vem a necessidade de ter uma segunda vida, ser uma outra pessoa e o virtual é uma saída, cria-se a sensação de preenchimento. O filme junta todos estes assuntos e joga na nossa cara uma realidade bem amarga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.