quinta-feira, 5 de setembro de 2013

O Visitante (The Visitor)

Walter Vale, um professor de Economia de Connecticut, precisa ir a Nova Iorque para uma conferência. Porém, descobre que tem um casal morando em seu apartamento: Tarek e Zainab, imigrantes ilegais que tocam suas vidas normalmente na Big Apple. Após um habitual período de desentendimentos, o professor acaba propondo abrigo para eles em seu apartamento e, aos poucos, vai se envolvendo com essas pessoas e com o tambor sírio, instrumento que Tarek toca.
Apesar de falar sobre as complicações da imigração, "O Visitante" (2007) é sobre transformações feitas a partir da diversidade cultural, Walter é um homem que já não tem ambições na vida, depois de perder sua mulher, sua vida se resume a dar aulas repetitivas para apenas uma turma e fingir que escreve um livro. A cena inicial o mostra tentando tocar piano, a professora tenta, mas percebe que o dom não existe nele, sua cisma em aprender deve ser para ficar próximo de algo que sua mulher adorava fazer. Walter é solitário e angustiado, um homem completamente fechado. Quando vai para NY para a conferência dá de cara com dois imigrantes morando em seu apartamento, ao invés de expulsá-los ou ficar assustado, ele tenta entender o que se passa e no fim das contas deixa-os ficar lá. Com o tempo Walter se interessa pela música de Tarek, este sempre animado decide ensiná-lo, e eis que uma mudança começa a acontecer no interior desse homem enclausurado. Os personagens são apaixonantes, a diversidade cultural fascina, Tarek é sírio e sua namorada que fabrica artesanatos é senegalesa, também há a mãe de Tarek que é da palestina. Essa mistura acrescenta um dinamismo interessante à história.
Uma amizade se forma entre Walter e Tarek e juntos chegam a tocar tambor no Central Park, porém na volta pra casa Tarek é preso no metrô acusado de não pagar o bilhete, e acaba indo para uma casa de detenção para imigrantes. Walter se sentindo culpado pelo incidente no metrô contrata um advogado para Tarek, mas as leis são rígidas quando se trata de imigrantes ilegais, ainda mais com o recente atentado de 11 de setembro, todos eram vistos como suspeitos. Alguns ficavam presos por anos e anos, outros deportados. A situação sobre a imigração é tratada sob uma ótica despretensiosa e leve, o que importa na verdade é a relação que se forma entre pessoas tão diferentes entre si.

Com a chegada de Mouna, mãe de Tarek, a vida de Walter ganha mais cor e significado, como ela também está ilegal no país ele a convida para ficar em seu apartamento, entre conversas e cafés os dois se apaixonam e formam uma amizade mais que especial, é inevitável não ficarmos apaixonados pelos dois, mais ainda por Walter, que carrega em si uma personalidade rica e afetuosa. Walter é o tipo que já perdeu muito pelo caminho e por isso se fechou, mas mesmo assim esbanja doçura.
As melhores cenas é as que Walter batuca seu djembê, é a transformação feita através da música e da diversidade cultural.
Walter é o visitante de sua própria terra, um homem discreto, mas terno que carrega em si lindos valores, a sua personalidade aparentemente fechada é apenas consequência de uma vida que não lhe dava mais nada, toda sua doçura aparece quando encontra um caminho para uma bela mudança interior recheada de música e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.