terça-feira, 3 de setembro de 2013

Expurgo (Puhdistus)

Baseado na obra homônima da escritora finlandesa Sofi Oksanen, "Expurgo" (2012) conta a história de Aliide, uma velha senhora que vive solitária em uma floresta da Estônia, um dia acolhe em sua casa Zara, uma jovem russa. Apesar das desconfianças e precauções iniciais, as duas começam a se conhecer melhor e desenvolvem uma relação de amizade. Zara era uma escrava sexual na Rússia, e depois que fugiu passou a ser caçada por dois mafiosos que estavam envolvidos no mercado sexual. Aliide vê na nova amiga uma oportunidade de contar sua trajetória e suas experiências pela União Soviética, tentando se livrar dos próprios fantasmas. O ano é 1992, pouco tempo após o fim do regime soviético na Estônia. Passado e presente se cruzam nos revelando a história de duas mulheres oprimidas.
Uma breve introdução sobre a Estônia se faz necessário para compreender melhor o drama em que a personagem Aliide vive. A Estônia fica situada entre a Finlândia, Letônia, Rússia e Suécia, na Segunda Guerra Mundial os alemães ocuparam a Estônia, mas em 1944 a União Soviética expulsou os nazistas e o exército vermelho assumiu o comando. O regime soviético então foi restabelecido, no que causou mais danos para a população. Quem não aderisse era massacrado, morto ou deportado. As punições diminuíram um pouco só quando Stalin morreu, mas ainda assim inúmeros crimes foram cometidos e a Estônia se tornou independente em 1991.
A história acontece nesse contexto, sai os nazistas entra os soviéticos, Aliide e sua irmã Ingel se apaixonam por Hans Pekk, este por sua vez sente-se atraído por Ingel, Aliide não tem uma beleza extraordinária e acaba se retraindo por conta disso, ela passa então a nutrir um amor obsessivo em relação a Hans, capaz de qualquer coisa por um único momento, um único olhar, ou mesmo um elogio. Ingel e Hans se casam e não demora muito para terem um bebê, Aliide vive em função da irmã para ficar mais próxima de Hans, e em dado momento tem a ideia de que para Hans não morrer lutando é preciso escondê-lo, com o consentimento da irmã prepara um esconderijo do qual ele ficará por algum tempo, enquanto isso ela enfrenta perguntas e mais perguntas sobre o paradeiro de Hans, ela defronta-se com muita violência e abuso sexual da parte dos comunistas.

O filme passeia entre passado e presente, vai revelando aos poucos sobre as histórias que se cruzam, a menina Zara que foge dos mafiosos do ramo de exploração sexual aparece na casa de Aliide, e esta se depara com o destino e vê a oportunidade de expurgar seus pecados do passado.
Para viver na Estônia em tempos de guerra era preciso mentir e até trair, e foi o que Aliide fez, ainda mais movida por um amor não correspondido, ela foi capaz de trair a própria irmã a delatando juntamente com a filhinha e logo foram deportadas para um campo de trabalhos forçados. Casou-se com um comunista e mudou para sua casa com o marido, tudo com o objetivo de ficar mais próxima de Hans, para ele reconhecer nela uma mulher. Hans nesse meio tempo enclausurado enlouquece, quer a mulher e sua filha de volta, mas Aliide inventa que elas estão bem e que isso foi necessário. Toda vez que seu marido sai ela o tira do esconderijo, o limpa, o alimenta e se ilude achando que a amará. Com certeza Aliide fez coisas horríveis, mas de certo modo na inocência, se Hans simplesmente a olhasse já seria o suficiente, mas não o fez e então esse amor foi a consumindo e diante do contexto em que vivia agiu para conseguir sobreviver.

A personagem aparentemente sem sal vai ganhando uma beleza imensurável, o desfecho ressalta isso. Ela se transformou em uma mulher dura, pois foi mal vista por todos e esquecida por seus familiares. Na verdade, os chamados crimes e pecados foram sacrifícios necessários em um período repressor. O filme tem um roteiro encorpado que fascina à medida que avança, a personagem se livra da sujeira do passado através de Zara, e esta graças a Aliide se livra da sua. A cena final é libertadora e aliviante.

"As pessoas correm e fogem enquanto têm forças. Quando já não têm forças tentam se esconder. Mas nem todos podem correr rápido o suficiente, ou encontrar um esconderijo suficientemente bom."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.