terça-feira, 24 de setembro de 2013

A Vida em Um Dia (Life in a Day)

"A Vida em Um Dia" (2011) é uma experiência global histórica para criar um filme gravado pelos usuários do Youtube para documentar um único dia na Terra. No dia 24 de julho de 2010, pessoas do mundo inteiro gravaram um momento de suas vidas e enviaram ao site. Mais de 80.000 vídeos foram enviados por pessoas de 197 países. Dirigido por Kevin MacDonald em parceria com outros 16 codiretores e produzido por Ridley Scott e Tony Scott é sem dúvidas um projeto ousado, pois é difícil imaginar que mais de 4.500 horas de gravação se converteria em 90 min de muita coesão. São fragmentos de momentos aparentemente banais de pessoas dos mais variados países, feito de sensações a vida pulsa neste documentário e surpreende pela sua grandiosidade.
Seguindo uma ordem cronológica pessoas anônimas expõem suas intimidades mostrando situações corriqueiras, como escovar os dentes, fazer a barba, se vestir. No decorrer do dia muitas pessoas e muitas culturas são evidenciadas, às vezes esses momentos duram apenas alguns segundos, mas o suficiente para serem guardados. O poder da imagem é imensurável, os detalhes ganham grandes proporções e consequentemente nos fazem refletir. É a vida comum, portanto há pessoas de todos os tipos, há aquelas que têm o mundo em si, como o homem coreano que viaja de bicicleta e que fica maravilhado com a diferença entre as moscas dos lugares que passou, uma bela metáfora sobre nós humanos. Há também o superficial e isto nos faz lembrar que as pessoas gostam de se exibir, o documentário inteligentemente faz um belo contraponto, enquanto um cara mostra a sua Lamborghini, em outro lugar do mundo um garoto engraxa sapatos para poder ajudar sua família. São retratados anseios, alegrias, tristezas, esperança, inocência, amor, reencontros, preconceitos, violência e ignorância. Ao longo para criar um contexto algumas perguntas são feitas, como por exemplo: Do que você tem medo? O que você tem no bolso? O que você ama? É intenso e comovente algumas destas respostas.

Com o tempo esquecemos que existem outros além de nós mesmos, pensamos sempre nos nossos sentimentos, nas nossas certezas e acabamos não prestando atenção que cada um tem um mundo em si, e não há nada mais gratificante do que reconhecê-los, compreendê-los e descobri-los para fazer da vida algo que valha a pena.
Indiscutivelmente o documentário traz à tona o sentimento de humanidade, dá vontade de abraçar algumas dessas pessoas. Esse emaranhado de imagens é feito de pluralidades e várias delas são inefáveis.
O registro final é de uma moça que relata que só pôde gravar o vídeo a noite porque trabalhou o sábado todo, cansada diz que esperou algo especial acontecer em seu dia, mas nada realmente se deu, esse desabafo tão comum dá o poder de uma reflexão absurda, pois a verdade é que não precisamos esperar, a vida já está acontecendo e nós é que temos o poder de conduzi-la e transformá-la. Essa série de imagens aparentemente desconexas criam uma gama de pensamentos sobre nó mesmos.

"A Vida em Um Dia" é feito de imagens que geram sensações únicas a quem o assiste, portanto, a experiência se torna pessoal e cada um guarda os momentos que mais lhe tocaram. O documentário é capaz de acender novamente a centelha que às vezes se apaga em nós, a vontade de viver. É extremamente lindo, grandioso e ousado.

"Eu amo a palavra 'mamihlopinatapai'. É da língua Yagan, que hoje é uma língua morta. Mas ela era falada na Terra de Fogo, o ponto mais ao sul da America do Sul. Nunca ouvi a palavra dita corretamente, então posso está pronunciando de forma errada. Mas o sentido é muito bonito. Significa aquele momento ou sentimento quando duas pessoas querem começar algo, mas nenhuma delas quer ser a primeira a fazê-la. Podem ser dois lideres de tribos, talvez querendo um acordo de paz, mas nenhum querendo ser aquele que começa, ou pode ser duas pessoas em uma festa querendo falar uma com a outra e nenhuma delas tem a coragem para dar o primeiro passo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.