quinta-feira, 23 de maio de 2013

Les Revenants (1ª Temporada)

"Les Revenants" é uma série francesa criada por Fabrice Gobert e adaptada do filme "Eles Voltaram" de Robin Campillo, lançado em 2004.
A história se passa em uma pequena cidade da França, onde milhares de pessoas mortas de diferentes classes sociais, gêneros ou idades, deixaram o cemitério e ocuparam a cidade. Repentinamente, o fenômeno para, como se as portas do mundo dos mortos fossem fechadas novamente. Agora, a fase mais difícil: a reintegração dos mortos junto às suas famílias, após anos de separação. Sem terem envelhecido, os mortos não parecem se lembrar de quando faleceram. Para eles, a vida continua do ponto em que ela parou. Mas entre aqueles que retornaram estão os assassinos e outros criminosos e a volta destes leva a comunidade a sofrer uma nova ameaça.
A série tem apenas oito episódios, a história carrega um clima de suspense e mistério, no primeiro episódio conhecemos Camille (Yara Pilartz), uma jovem que sofre um acidente, após o ônibus em que estava cair de uma ribanceira, vemos sua família quatro anos depois, ainda sofrendo pela morte da filha e frequentando um grupo de ajuda, só que o inesperado acontece e Camille volta para casa como se nada tivesse acontecido. Sua mãe e seu pai transtornados a recebe, mas a sua irmã leva um choque, assim como Camille, pois elas são gêmeas, então como explicar o porquê de sua irmã estar diferente?

Sem dúvidas o clima da série é o diferencial, o foco é no drama das famílias que recebem os mortos novamente, lembrando que estes retornam da mesma forma, não envelheceram. Voltam exatamente do ponto de onde suas vidas pararam. Sem saber o real motivo da volta, as pessoas reaparecem no mesmo instante em que a represa que gera energia para a cidade começa a sofrer com uma queda brusca no nível da água.
A trama segue também com a personagem Julie (Céline Sallette), uma enfermeira que, ao voltar para casa do trabalho, encontra perdido na estrada um garotinho chamado Victor (Swann Nambotin). Aparentemente inocente e frágil, Victor é uma alma perdida, acolhida por Julie. Esta, por sua vez, também se sente perdida desde que foi agredida por Serge (Guillaume Gouix), um assassino perseguido pela polícia.

Serge, conhecido apenas pelo apelido de canibal, desapareceu sem deixar vestígios. Agora ele retorna, tentando controlar seus instintos. O único que parece conhecer seu segredo é seu irmão Toni (Grégory Gadebois), proprietário de um pub que, após o desaparecimento de Serge, tentou manter uma vida normal. O retorno do irmão irá reavivar um passado que Toni preferia manter enterrado. No pub trabalha Lucy (Ana Girardot), uma garçonete que há cerca de um ano surgiu do nada e logo conquistou os fregueses, especialmente os homens.
Já para Simon (Pierre Perrier), as circunstâncias de sua morte são misteriosas. Na época ele era o noivo de Adèle (Clotilde Hesme). Em seu retorno, ele descobre que a noiva seguiu com sua vida. Após passar por um período de depressão. Adèle recuperou o gosto pela vida graças a ajuda de Thomas (Samir Guesmi), um militar autoritário. O retorno dos mortos fará com que Thomas reaja de forma violenta e imprevisível.

Com ritmo interessante, a série é capaz de tornar crível a volta destas pessoas da morte. Há um misto de religiosidade e mistério que faz com que "Les Revenants" tenha um tom quase macabro e fantasioso, remetendo ao livro "Incidente em Antares", de Érico Veríssimo.
A série recebeu ótimas críticas e foi feito um remake americano chamado "The Returned", dirigido por Keith Gordon. 

2 comentários:

  1. Descobri este incrível site há pouco, qdo procurava reviews sobre Perfeitos Desconhecidos.

    Não sou mto adepto de filmes e séries "viajados", mas em um dia comecei a ver Les Revenants despretensiosamente no Now e adorei. A série é excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, obrigada pela visita! Les Revenants é uma série incrível mesmo, fisga pelo mistério e clima. Abraços!!

      Excluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.