terça-feira, 16 de abril de 2013

Dentro da Casa (Dans la Maison)

Um rapaz de 16 anos consegue entrar na casa de um colega da sua sala de literatura e resolve escrever sobre o fato no seu trabalho de francês. Animado com o dom natural do aluno e o progresso do seu trabalho, o professor volta a apreciar a função de educador dos jovens. Entretanto, a invasão do aluno vai desencadear uma série de eventos incontroláveis.
"Dentro da Casa" (2012) é um suspense dramático baseado em uma peça de teatro de Juan Mayorga e adaptado para o cinema pelo diretor francês François Ozon. O professor Germain (Fabrice Luchini) enfadado em dar aulas para jovens que não querem nada com nada, que não sabem escrever e não têm um pingo de imaginação, fica motivado ao ler uma redação de Claude Garcia (Ernst Umhauer). O professor, um escritor frustrado, fascinado pela mente do rapaz, inevitavelmente se vê nele. O estudante escreve a partir dos fatos vivenciados dentro da casa de seu amigo Rapha (Bastien Ughetto), este foi escolhido por ter uma vida aparentemente feliz, pais amorosos, um lar, o oposto da vida de Claude. Ao longo do filme vemos o potencial do garoto em escrever e criar situações, o professor dá asas para a imaginação dele, e para ajudá-lo começa a dar aulas extras o ensinando literatura e suas linguagens, e cada vez mais envolvido acaba enfrentando momentos constrangedores. A história de Claude atrai também Jeanne (Kristin Scott Thomas), esposa de Germain, a quem ele compartilha todos os acontecimentos, interessada nos próximos capítulos incentiva-o a ajudar Claude a continuar escrevendo.
A narrativa se assemelha muito com a de um livro e é extremamente sedutora, envolve e surpreende em seu desfecho. Os personagens também são cativantes, especialmente Claude, que carrega um ar misterioso ao mesmo tempo que é carente, ele nos encanta por sua ousadia ao descrever os episódios da família de Rapha.

A história de Claude nos maravilha ao relatar o dia a dia na casa de seu colega, será que ele deseja aquela família para si, ou é apenas um meio para criar? De algum modo ele se infiltra e consegue a confiança da mãe e do pai de Rapha, pois Claude o ajuda com a matemática e o garoto fica feliz por ter um amigo tão prestativo. Ele observa as relações entre pai e filho, a rotina da casa, a mãe absorta em pensamentos, em desejos não realizados, mas todos fingem estarem bem, só que no decorrer isto tudo cai por terra e os problemas domésticos vêm à tona. O pai com o trabalho e a mãe insatisfeita e infeliz. Claude tem uma certa adoração por esta mulher e acaba dando ênfase na relação que se cria entre eles. Germain dá dicas de escrita e do que o leitor desejaria ler, então ele começa a elaborar coisas incômodas com os personagens, o que faz com que o professor não saiba se tudo aquilo é vivenciado de fato pelo rapaz, ou é produto de sua fértil imaginação.

Claude cria poesia com o banal, com a vida comum e sem graça, ele tenta visualizar algo que possa ser extraído do cotidiano. Ele gosta de espiar, saber o que as pessoas fazem no "conforto" de seus lares. E essa visão de Claude atrai demais o professor Germain.
"Dentro da Casa" é um filme metalinguístico que demonstra o processo criativo da escrita. Ele se assemelha muito com a sensação de quando se lê um livro, nos instiga e seduz, além do mais é original, elegante e sinestésico. É cinema e literatura se entrelaçando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.