quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O Homem que Mudou o Mundo (The Gathering Storm)

Dificilmente um outro período na História da humanidade será marcado por um personagem tão crucial como o século XX o foi por Winston Churchill. "The Gathering Storm" retrata o quão importante foi esta figura emblemática.
Chartwell, Inglaterra, 1934. Em sua casa Winston Churchill (Albert Finney), que agora tem 60 anos, está enfrentando problemas privados e públicos. No aspecto particular, a violenta queda da bolsa fez a fortuna de sua família ser severamente atingida e, no público, o político que foi o mais dinâmico membro do Parlamento, com um dom de oratória que manteve a Câmara dos Comuns sempre no centro das atenções, é visto agora como um alguém muito ultrapassado. Porém, o idoso estadista se recusa a parar, continuando a falar aquilo que pensa, apesar de receber críticas até mesmo do seu partido. Em relação à ascensão de Adolf Hitler e do nazismo, ele vê nisto uma ameça nova para a segurança da Europa e da Grã-Bretanha, mas como a grande maioria dos seus compatriotas concorda com o primeiro-ministro, Stanley Baldwin (Derek Jacobi), que abomina fazer qualquer coisa que poderia conduzir a outra Guerra Mundial, as advertências de Winston passam despercebidas. É quando Ralph Wigram (Linus Roache), um dos aliados políticos de Churchill, lhe mostra um documento ultrassecreto que diz que Hitler ordenara que os donos de aviões civis registrassem as aeronaves no Ministério da Aeronáutica. Winston Churchill vê que isto pode ser o que precisa para fazer seus críticos levarem Hitler seriamente.
Albert Finney encarnou perfeitamente o personagem, ele é o próprio Churchill, emocionante sua atuação, digna e esplendorosa. "The Gathering Storm" (2002) é um filme coproduzido pela BBC - HBO e retrata os anos que antecederam a Segunda Guerra Mundial, e nos permite observar o quão grandioso era Winston Churchill, ele próprio sabia disso e fazia questão de lembrar as pessoas de seu convívio. Interessante também era a relação com a esposa Clementine, e o quanto esta o amava.
Conhecer um pouco mais da História sob olhares diferentes é sempre engrandecedor, assim como poder ver os anos que antecederam a atroz II Guerra. Notável era a personalidade de Churchill, arrogante, mau-humorado mesmo quando fazia piada e sempre impaciente, isso tudo por conta de sua depressão e o fato de não se sentir amado pela família.

Winston Churchill foi um estadista britânico, famoso principalmente por ser o primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial. No período entre guerras se dedicou fundamentalmente à redação de diversos tratados. No entanto, a entrada de Grã-Bretanha na Segunda Guerra marcou sua hora decisiva, ao ser eleito primeiro-ministro em 1940, devido a desastrosa política levada ao cabo por seu predecessor Neville Chamberlain. O exemplo de Churchill e sua incendiária oratória lhe permitiram manter a coesão espiritual do povo britânico nas horas de prova suprema que significaram os bombardeios sistemáticos da Alemanha sobre Londres e outras cidades do Reino Unido. Em 1953, Churchill recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, por suas memórias de guerra e seu trabalho jornalístico. Foi o primeiro a cunhar o termo "cortina de ferro" para ilustrar a separação entre Europa comunista e a ocidental.
A sequência "Into the Storm" (Tempos de Tormenta) foi lançada em 2009, Churchill é interpretado por Brendan Gleeson e a história oferece um olhar íntimo sobre como nasce um herói, quando Churchill estava na plenitude do comando e da eficiência. O filme mostra o processo que o tornou um grande líder em tempos de guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.