segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Revanche

Alex (Johannes Krisch) trabalha para um chefão chamado Konecny (Hanno Pöschl) e mantêm um namoro secreto e proibido com uma de suas prostitutas, Tamara (Irina Potapenko). Ex-presidiário, ele sonha com o roubo de um banco e a consequente fuga dele com Tamara para a Espanha, onde abriria um negócio com um amigo. Sentindo-se cada vez mais pressionada por Konecny para virar uma prostituta de luxo, Tamara decide acompanhar Alex em seu plano de roubo a banco. Quando as coisas saem mal, ele pensa em se vingar do policial Robert (Andreas Lust), mas acaba sendo surpreendido por acontecimentos que ocorrem no local onde passa a viver com o avô (Johannes Thanheiser).
O filme é claramente dividido em dois atos. O primeiro a vida suburbana de Viena, prostituição e criminalidade, um mundo sujo onde não há oportunidades. E é nesse meio que conhecemos nossos personagens, Alex e Tamara, que nutrem o desejo de fugir e recomeçar suas vidas distantes de tudo, mas para isso ele dá sequência a um plano do qual não dará certo. Ele decide roubar um banco, mas ao voltar para o carro se depara com um policial, ao sair desesperado, o tal policial acaba acertando Tamara. E a partir daí vem o segundo ato, onde Alex deseja se vingar. Ao aproximar-se de Robert para saciar seu desejo de vingança, descobre que ele enfrenta problemas com a mulher por não conseguir ter um filho, e o constante fantasma daquele incidente que matou a namorada de Alex permanece latente em sua cabeça não deixando-o em paz.
Nesse meio tempo Alex se envolve com a mulher de Robert e percebe os dramas que todos enfrentam. Em um diálogo com o policial, Alex descobre que ele é o causador, percebe que ele foi o único responsável pelo acontecido. Tamara foi junto ao assalto para simplesmente fazer companhia, não iria ajudá-lo, mas somente quis estar lá. E assim aconteceu a tragédia, foram escolhas erradas. Punir o policial não faria ele se sentir bem, pois se deu conta de sua vida miserável e sem sentido.
Ao ir para a fazenda de seu avô antes tão desprezada, Alex se afunda no trabalho dando tempo para que colocasse as ideias no lugar e percebesse que ali poderia ser um recomeço.

A fotografia é lindíssima, vemos tudo acontecer em meio aos troncos de árvores, desde a chegada de Alex ao lugarejo em que seu avô mora, quando ele resolve se vingar de Robert, e logo após suas descobertas externas e internas. 
O diretor austríaco Götz Spielmann nos mostra que de alguma forma tudo faz sentido na vida, a partir de um erro somos levados a alguns estágios que nos fazem pensar, redimir ou recomeçar. A cena inicial do filme é magnífica, um lago límpido e pacato que subitamente é agitado pelo cair de uma pedra. Assim é a nossa vida, quando fica silenciosa demais pode ter a certeza que algo irá acontecer, basta ter a clareza para enxergar o caminho mais adequado para poder seguir em frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.