quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Uma Amizade sem Fronteiras (Monsieur Ibrahim et les Fleurs du Coran)

Adaptação do livro "Senhor Ibrahim e as Flores do Corão", de Éric-Emmanuel Schmitt. O filme mostra a amizade de um garoto judeu, Moisés, e um pequeno comerciante turco muçulmano, Monsieur Ibrahim, em um bairro muito pobre de Paris. O menino Moisés (Pierre Boulanger), apelidado de Momo, mora com seu pai em um prédio do outro lado da rua do Sr. Ibrahim (Omar Sharif). O pai de Moisés (Gilbert Melki) possui poucos recursos e se comporta de maneira super rude com o filho, fazendo o garoto cozinhar e se virar para trazer comida para casa. Momo então começa a efetuar pequenos furtos na loja do Sr. Ibrahim, que saca a malandragem do garoto, mas deixa quieto. Longe de brigar ou repreender o menino, o pequeno comerciante oferece pequenos mimos para Momo buscando uma aproximação. Monsieur Ibrahim dá amor paterno e ensina o conhecimento do Alcorão para ele, recebendo em troca o amor e o respeito. Uma das coisas que Momo aprende com Sr. Ibrahim é que sorrir não é um luxo só para ricos, como pensava; é a chave para abrir o coração das pessoas.
No decorrer da trama Moisés acaba por perder o pai e fica totalmente só, e quem lhe dá todo o apoio que precisa é Ibrahim, algumas vezes subjugado até mesmo pelo garoto. Moisés passa pelas dificuldades da perda, as incompreensões da adolescência e até mesmo pelo seu primeiro amor. O filme se passa na década de 60, portanto a trilha sonora é algo a parte e dá uma alegria a mais, o rock twist predomina. Momo ainda muito jovem tenta um encontro com as messalinas da rua azul, e a música que toca é um clássico de Timmy Thomas, um soul que fala sobre o sonho da união entre os povos usando frases impactantes.
É uma história que nos convida a conhecer uma amizade da qual supera qualquer estigmatização, um amor de dois seres solitários que precisam de carinho e cuidados, um entendendo o problema do outro sem se preocupar com suas crenças e tradições. Momo sentia falta de um pai que lhe ensinasse o que fazer e o que dizer, em fase de crescimento ele insistia em paquerar algumas prostitutas, na maioria das vezes se saia bem, o que dá um tom bem divertido ao filme.
São personagens que juntos vão reconstruindo uma vida, se amparando e assim suprindo suas necessidades. Uma bela atuação de Omar Sharif, mostrando toda a sua sabedoria e calma diante a uma explosão de hormônios em que vive Momo. Ibrahim repete suas máximas, filosofias e regras, e diz ao menino o que está escrito no Corão. No final a gente entende como essa ligação entre eles supera tão facilmente as distâncias culturais. É revigorante assistir algo assim, exibir um amor paterno criado pelo carinho dado de maneira simples e natural, um entendimento maior sobre o outro e a espontaneidade com que se absorve cada detalhe.

Ibrahim adota Momo que se mostra radiante por se tornar seu filho, os dois embarcam numa viagem rumo a Turquia em busca das origens de Ibrahim. Nesse ponto, o filme se torna melancólico e nos dá uma grande lição.
"Uma Amizade sem Fronteiras" traz reflexões filosóficas e espirituais de modo que não pareça sermão, é usada uma linguagem sensível que mostra a religião na forma de esperança em que as pessoas possam conviver em paz independente do que acreditam.
De ritmo leve e envolvente nos conta uma história comovente, mas também divertida, nos faz repensar atitudes e o quanto vale a pena fazer alguém feliz.

"O coração de um homem é como um pássaro enjaulado. Quando você dança, seu coração canta... e então sobre aos céus."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.