quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Coração de Tinta, de Cornelia Funke

"Alguns livros devem ser degustados, outros são devorados, mas poucos são mastigados, e digeridos totalmente."

A escritora Cornelia Funke nos mostra a história de um pai dedicado e de sua filha numa jornada através de diversos mundos, reais e imaginários. Mortimer "Mo" Folchart e sua filha Meggie, de 12 anos, compartilham uma imensa paixão por livros e suas histórias. Entretanto, ser leitor ávido não é a única característica peculiar de Mo, ele guarda um segredo, um talento fabuloso. Embora Meggie não saiba, seu pai é capaz de dar vida a qualquer personagem dos livros que ele lê em voz alta, trazendo-os para o nosso mundo. Mo restaura livros, dá vida e brilho aos livros já gastos, para que eles possam contar suas histórias por muitas e muitas vezes, daí vem a paixão e o carinho que Meggie nutre pelos livros. Mo nunca lê em voz alta, mas o seu segredo começa a ser revelado a partir de uma visita inesperada. Dedo Empoeirado aparece subitamente na casa de Mo, Meggie o ouve conversar sobre um tal Capricórnio, um cara perigoso que está atrás dele e de um livro. Na manhã seguinte, Mo foge com Meggie sem dar maiores explicações, e é a partir daí que a aventura começa.
Neste momento tem início uma jornada arrepiante, não só pelas narrativas do interior dos livros, mas pela própria história da criação literária. A autora tece de tal forma a trajetória dos personagens, que às vezes fica difícil estabelecer uma fronteira entre o que é real e o que pertence ao universo de ficção. O destino dos habitantes dos livros é debatido como se eles fossem criaturas reais. É a Mo que cabe levar ou não Dedo Empoeirado (que em sua fé no poder do contador de histórias o chama de Língua Encantada), de volta para o seu mundo, mesmo sabendo qual será o desfecho de sua participação na trama. O engolidor de fogo desconhece seu destino, como o próprio ser humano, que ignora o que o aguarda no final de sua jornada.
"Coração de Tinta" é uma série de três livros intitulada "O Mundo de Tinta", sendo o segundo "Sangue de Tinta" e o terceiro "Morte de Tinta", escritos pela alemã Cornelia Funke. "Coração de Tinta" também deu origem a um filme, com Brendan Fraser e Paul Bettany no elenco.
A autora presta uma linda homenagem aos livros, e inclusive utiliza citações bastante conhecidas do público para abir cada capítulo. Em um destes há um trecho de "O Senhor dos Anéis", de J.R.R Tolkien. Todo leitor em algum momento já imaginou se encontrar com o seu personagem favorito, neste livro isso é possível, "Coração de Tinta" proporciona uma viagem ao fantástico, ao lúdico de maneira inteligente e perspicaz, fazendo que a história seja repleta de suspense e reviravoltas.

Os personagens deste livro conversam conosco, fazem parte de nosso mundo, e dificilmente serão esquecidos após o término da leitura. É incrível o poder que alguns escritores têm em criar, de fato é admirável. Diferente das trilogias insossas que existem por aí, esta deve com certeza estar na prateleira dos amantes literários, é um universo do qual vale a pena viajar, aliás o ritual ou hábito da leitura é algo fantástico, a sensação é de que os livros nos possuem, e sem dúvida, "Coração de Tinta" tem essa característica.

"Existe algo mais belo neste mundo do que as letras? Sinais mágicos, vozes dos mortos, peças de mundos maravilhosos. Elas consolam e espantam a solidão. São guardiãs de segredos, arautos da verdade..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.