segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Caçador de Troll (Trolljegeren)

A história é centrada em um grupo de universitários que viajam a uma região rural para investigar estranhos acontecimentos, que para o azar do grupo, trata-se de um bando de criaturas da mitologia local, que chegam a tamanhos, digamos, aterrorizantes, além de sua bela capacidade de caçar sentindo o cheiro de sangue cristão.
"O Caçador de Troll" é um filme norueguês, que segue a linha de documentário falso, lembrando o estilo de "Cloverfield" - 2008. O grupo de estudantes parte para o norte da Noruega com a missão de revelar uma conspiração do governo que tenta esconder do público a existência de trolls. Um rabugento caçador de trolls, o único existente, resolve abrir o bico e contar em detalhes o que acontece para os documentaristas.
Brincando com o mito nórdico, o diretor André Ovredal até que fez um filme competente, com alguns efeitos interessantes, ainda que todos os monstros sejam para lá de risíveis. Apesar de uma caçada inicial que tenta ir para o lado do terror, logo uma pegada humorística é dada ao filme, criando as mais absurdas situações que são absorvidas pelos jovens rapidamente, como se fossem as coisas mais comuns do mundo. Hans, o caçador, é tratado como uma figura mais mitológica do que os seres que caça, sendo ele também o responsável pelas melhores tiradas, especialmente quando se refere a aparente incompatibilidade de trolls com católicos.
O filme é interessante para quem curte a mitologia nórdica e conhece alguns de seus aspectos. Os trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos, como ogros, ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins, que viviam em cavernas ou grutas subterrâneas. Na literatura nórdica, aparecem com várias formas, e uma das mais famosas teria orelhas e nariz enormes. Nesses contos também lhes foram atribuídas várias características, como a transformação destes em pedra, quando expostas à luz solar.
Utilizando a técnica Found Footage (filme se passando por documentário filmado com uma simples câmera), o visual é bonito, com as florestas, as cavernas, as montanhas. O humor acaba tomando o filme por completo e o clima de suspense se perde. Nos créditos finais alegam que nenhum troll foi ferido durante as filmagens, Hans - o caçador é interpretado pelo ator cômico mais famoso da Noruega, ele com certeza é o melhor da trama, já os estudantes, praticamente torcemos para que os trolls os esmaguem. Hans segue a linha dos heróis antigos, em que mata com honra e glória, apesar que nunca será vangloriado, pois evita que a população descubra a existência destes seres. Um herói próprio de mitologia que luta com gigantes e sai vencendo.

O interessante é que a produção custou o equivalente a apenas 3,5 milhões de dólares, ou seja um trabalho espetacular da equipe de efeitos visuais, que encarou o desafio e construiu inúmeras cenas com uma perfeição capaz de concorrer com os efeitos multimilionários hollywoodianos. O filme cumpriu com o prometido e mostrou diversas vezes os trolls, ao contrário de muitos filmes de monstros que os escondem. Não se pode negar que entre todos os "mockumentarys" (falso documentário), este é sem dúvida muito criativo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.