quarta-feira, 27 de junho de 2012

A Vida Secreta das Palavras (La Vida Secreta de las Palabras)

"Tudo no fundo não passa de um acidente."

"A Vida Secreta das Palavras" (2005) dirigido por Isabel Coixet (Minha Vida Sem Mim - 2003) conta a história de Hanna (Sarah Polley), uma jovem que trabalha em uma indústria têxtil. Portadora de deficiência auditiva, ela parece viver em um mundo só seu. Introvertida e solitária, não interage com os outros funcionários. Hanna ainda mantém hábitos comuns a uma pessoa que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo. O sabonete em sua casa é trocado a cada novo uso e seu almoço é sempre o mesmo: arroz, frango e maçã. Um dia, a rotina de Hanna é quebrada quando o diretor da fábrica a convoca para uma reunião. imaginando-se demitida, ela descobre que, na verdade, precisa tirar um mês de férias, já que nunca o fez nesses quatro anos de emprego. Caso contrário, a fábrica poderá ter problemas com o sindicato. Ao invés de descansar, ela acaba indo trabalhar de enfermeira por um breve período numa plataforma petrolífera. Josef (Tim Robbins) é vítima de um acidente na plataforma, onde houve um incêndio que deixou um morto e ele ficou gravemente ferido e temporariamente cego. Hanna decide ir tratá-lo, desconhecidos um do outro e do espectador, feridos por dentro e por fora, encontram-se, talvez para recomeçar.
Hanna tem um segredo, solitária não cria laços com ninguém, há algo naquele lugar, talvez, a semelhança com as pessoas que ali trabalham, faz com que ela veja uma nova perspectiva de sua vida. Conforme Josef conversa com ela, fazendo suas piadinhas, acaba trazendo-a aos poucos mais para perto e fazendo com que até sorria. Devagar os personagens vão sendo revelados, nos mostrando o porquê de seus comportamentos. Hanna compartilha um segredo delicado e trágico para Josef. Torturada e estuprada durante a guerra expõe suas cicatrizes externas e internas com uma certa vergonha, por ter escapado e ter sobrevivido. Ela mantém uma vida regrada, talvez para não ter tempo de pensar, e evita relações para não ter que compartilhar e afundar as pessoas junto a sua tristeza e solidão. Sarah Polley interpreta Hanna de maneira enigmática e cabe ao espectador ter a paciência de esperar os segredos serem revelados, como uma sessão de terapia, onde o profissional espera o tempo de seu paciente, Josef soube esperar o momento exato, não a forçou e isso fez que ela sentisse carinho por ele, e mais para frente amor.
A tragédia ocorrida na plataforma serviu para que Hanna encontrasse um meio de continuar vivendo de forma mais agradável, e o destino fez com que encontrasse Josef, que também estava passando por um momento complicado, e os dois ajudando um ao outro sem perceber, criaram um vínculo que nunca mais se romperia.

Como na vida, tudo tem seu momento certo, nesse longa também é assim, com um ritmo lento e coberto de simbolismos. Não tem como saber o que nos irá acontecer, não sabemos em que ponto iremos mudar nosso modo de pensar e agir, pode ser numa situação em que menos esperamos, um lugar, uma pessoa, uma conversa, um pensamento que surge, ninguém sabe exatamente o ponto em que tudo muda.
A mensagem maior é a esperança, sem esta jamais conseguiremos viver plenamente, e mesmo que não queiramos admitir, ela está embutida em cada um de nós, como uma válvula de escape. Todos estamos sozinhos neste mundo, Hanna sempre terá suas marcas, mas com ajuda de alguém que a ame e a entenda será mais fácil caminhar. O medo desaparece.
"O Segredo das Palavras" é sobre a (in)capacidade de seguir em frente, pois de algum modo continuar faz parte. É um filme sobre a vida e seus difíceis caminhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.