segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Mundo de Sofia (Sofies Verden)

"O Mundo de Sofia" (1999) é uma adaptação da famosa obra literária homônima do norueguês Jostein Gaarder, que já vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo e foi traduzido para mais de 50 idiomas. Assim como no livro, o filme pode muito bem servir de iniciação à filosofia.
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos, e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um desconhecido chamado Albert Knag, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece. A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da filosofia. Ele começa totalmente anônimo, mas conforme a história desenrola ele revela cada vez mais sobre si mesmo. Juntos, os dois percorrem o desenvolvimento do pensamento filosófico, desde Sócrates até os filósofos dos dias atuais, passando pela Idade Média, Iluminismo, Revolução Francesa e pela Revolução Russa. E enquanto percorrem esta caminhada, eles descobrem que são apenas personagens fictícios criados pela imaginação de um escritor, e começam a elaborar um plano para escapar para a realidade.
Quando estudamos o nascimento da filosofia na Grécia, vemos que os primeiros filósofos, os pré-socráticos, se dedicavam a um conjunto de indagações principais: Por que e como as coisas existem? Qual foi a origem da natureza e quais as causas de sua transformação? Essas indagações colocavam no centro a pergunta: O que é o Ser? Por esse mesmo motivo, considera-se que os primeiros filósofos não tinham uma preocupação principal com o conhecimento, isto é, não indagavam se poderíamos ou não conhecer o Ser, mas partiam da pressuposição de que o podemos conhecer, pois ele é a presença e manifestação das coisas para os nossos sentidos.
Geralmente buscamos conhecer coisas sem importância, mas será que somos os artistas principais dessa história? Sempre perguntamos quem somos? De onde viemos? Para onde iremos? Isso faz parte da nossa vida, mas devemos exercitar nossa consciência crítica e aguçada para buscarmos sempre o conhecimento que podem nos mudar, e transformar a sociedade e a realidade que nos cerca. Obviamente mudando-a para melhor.
"O Mundo de Sofia" é uma introdução à filosofia, de forma simples nos é explicado o quanto é importante nos perguntarmos sobre a vida em si. A adaptação é um tanto quanto cansativa, pois pula-se partes, ou melhor, filósofos interessantes, e aplicam-se as teorias mais básicas, dando foco mais na Sofia adolescente, mostrando assim seu relacionamento com a mãe e seus amigos. Se for procurar profundidade filosófica neste filme, não encontrará, ele serve mais como curiosidade para quem leu o livro e se apaixonou pelo seu conteúdo que vai da fantasia à filosofia num piscar de olhos.

Dividido em duas partes de 1h e 30min cada, já que originalmente foi lançado como minissérie, "O Mundo de Sofia" é um convite fabuloso a este universo complexo, que nos faz abrir os olhos diante as pequenas coisas que julgamos não ser de grande valia, e principalmente, nos ensina que as perguntas são mais importantes do que as respostas.

"Não quero que tu pertenças à categoria dos apáticos e dos indiferentes. Quero que vivas a tua vida de forma consciente."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.