sexta-feira, 18 de maio de 2012

Most - A Ponte Entre o Agora e Sempre

"Most" (2003) é um curta tcheco dirigido por Bobby Garabedian e conta uma história comovente de um pai, operador de uma ponte levadiça, e de seu estreito relacionamento com o único filho. Esse amor de um pelo outro é colocado à prova quando os dois tentam impedir um iminente desastre de trem que transporta várias pessoas, e que nem imaginam o que está acontecendo: A ponte está levantada! E ao mesmo tempo, uma jovem que vive perdida, sem rumo, testemunha um grande ato de amor e que poderá mudar sua vida para sempre.
O curta nos mostra um pai solteiro que certo dia leva o filho de oito anos de idade para trabalhar com ele na ponte ferroviária, onde ele é o operador. Na ponte, o pai entra na sala de máquinas e diz ao filho para ficar à beira do lago próximo. Inesperadamente um navio chega e a ponte é levantada, mas ao mesmo tempo o trem começa a chegar. O filho vê isso e tenta avisar seu pai, que não foi capaz de ouvi-lo. O seu filho por vez acaba tentando evitar o acidente, mas cai nas engrenagens, que funcionam ao tentar abaixar a ponte, deixando ao pai uma escolha terrível. Então ele escolhe abaixar a ponte e as engrenagens esmagam o menino. As pessoas no trem estão completamente alheias ao fato de que alguém morreu ao salvá-los, a não ser uma mulher que percebe algo estranho pela janela. 
O filme termina com o homem vagando em uma nova cidade, onde encontra a mulher do trem, não mais uma viciada, mas feliz e segurando um bebê. Ou seja, um terrível acidente aconteceu para que algo pudesse mudar. De forma poética nos diz o quanto é preciso para que certas coisas mudem em nossas vidas, no caso da moça do trem, em uma situação difícil, perdida e solitária, em um momento que poderia ser trágico, se tornou algo reformador, ela vê um pai chorando do lado de fora do trem, e isso a toca de forma estrondosa.
Ver aquele homem no dilema de salvar seu filho, ou de evitar um acidente de grande porte é desesperador, não dá para saber o que faríamos em uma situação dessas, corta o coração e nos atinge em cheio, deixando com que pensemos nas atitudes que tomamos.

É dado um teor religioso ao curta por ele mostrar que no último minuto o pai decidiu sacrificar seu filho por um bem maior, e sua maneira de enxergar as coisas depois do acidente, tentando mudar de vida, de ares. Não vejo como sendo religioso, classifico-o como sendo um fato da vida, porque decisões são tomadas e na maioria das vezes elas mudam o nosso destino, a mensagem é a de esperança, pois mesmo que tudo pareça se perder em breves instantes, há sempre um renascer.
O que é necessário para transformar uma vida? Essa frase deixa-nos num grandioso e demorado silêncio. Decerto uma história poderosa que leva-nos a refletir. O emocionante curta-metragem tem duração de 35 minutos.

2 comentários:

  1. Por mais que o curta não tenha a intensão de ser religioso, não há como não lembrar de Deus que deu Jesus para morrer no lugar de muitos que nem se quer se importam com Ele, até que são convencidas pelo Espírito Santo do sacrifício de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, lembra bastante isso.
      Eu vi um pedaço do video e já tava chorando. ����

      Excluir

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.