segunda-feira, 7 de maio de 2012

Confissões (Kokuhaku)

"Confissões" (2010) é um Thriller surpreendente tecido através, como sugere o título, de confissões feitas pelos personagens que pouco a pouco vão nos dando informações necessárias para entendermos o que, de fato, está acontecendo.
A história principal é apresentada em uma sequência inicial que relata a confissão da professora de ginásio Yuko Moriguchi (Takako Matsu) explicando para seus alunos o porquê de estar se demitindo após aquela aula. Explica que seu marido Masayoshi Sakuramiya, um educador assim como ela, a influenciara e como a fez ver o valor da vida após constatar que estava com AIDS. Tendo isso em foco, conta que havia recentemente perdido sua filha e que, diferente do que todos acreditavam, sabia que ela havia sido assassinada por dois de seus alunos presentes naquela sala, os quais decide chamar de A e B. De maneira fria e quase didática, o que dá um teor mais tenso ao filme, somado ao contraponto do furor dos alunos que acompanham cada palavra da professora dando pulos das cadeiras e mandando mensagens de seus celulares, ela vai contando como havia descoberto a identidade dos dois, transformando de algum jeito aquela confissão em um suspense onde seus alunos deveriam adivinhar quem eram os assassinos.
Por fim, explica que no Japão, crianças não são punidas pela lei quando cometem erros tão graves como matar uma pessoa, ilustrando com o caso de uma garota que se autointitulava Lunacy, que decidiu relatar por meio de um blog como iria matar seus pais através de envenenamento, e que além de não ter sido presa, virou ícone pop entre os jovens desajustados. Portanto, ela como educadora, deveria dar uma lição em seus alunos para que valorizassem mais a vida, não só a dos outros mas também as próprias, terminando a sequência com um laço de roteiro estarrecedor. O enredo é repleto de reviravoltas e hipnotiza a cada segundo, assim não conseguimos desgrudar os olhos diante as informações que recebemos, seja dos alunos, da professora e de outros personagens que complementam com suas confissões. Em uma das últimas cenas acompanhamos em slow motion um prédio explodindo e um copo se desintegrando em meio às chamas, dentro do contexto é um esplendor visual. Tudo isso acompanhado pela música "Last Flowers to the Hospital", de Radiohead.
A professora Moriguchi quer se vingar dos dois alunos que mataram sua filha, a vingança dela é uma tortura psicológica terrível, ela enlouquece os meninos, acerta em cheio os seus pontos fracos e destrói o que mais admiram.

A sociedade japonesa ao mesmo tempo em que vive uma modernidade incontrolável, ainda se baseia em suas antigas tradições. Vemos adolescentes depressivos se comunicando com o colega ao lado por SMS, são preconceituosos e o bullying é algo corriqueiro, e principalmente, o ritmo infindável de trabalho dos pais acaba interferindo na vida dos filhos.
As interpretações são ótimas, tanto Naoki com sua loucura em ficar sujo para sentir seu fedor e perceber que está vivo, ao mesmo tempo que limpa tudo ao seu redor até brilhar para sua mãe não ficar doente. Shuya, com sua frieza, a idolatria pela mãe que o abandonou e sua obsessão em agradá-la. Takako Matsu está maravilhosa, a evolução de sua personagem passando de uma pessoa calma e serena à uma mulher de sangue frio é marcante. "Confissões" é um longa criativo, original e uma experiência inesquecível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.