quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Perseguição (The Grey)

Um grupo de operários de um posto remoto de extração de petróleo no Alasca é vítima de um acidente de avião enquanto voltavam à civilização. Os sobreviventes encontram-se em um descampado gelado, a centenas de quilômetros de qualquer ajuda e sem possibilidade de resgate. Liam Neeson vive o atormentado Ottway, um oficial de segurança que assume a liderança do grupo. Mas o clima deixa de ser o único desafio quando uma alcateia se aproxima.
"A Perseguição" não é exatamente um filme de ação, os ataques acontecem de modo calculado e há um certo respeito entre os lobos e os sobreviventes. Ottway sabe lidar muito bem com os animais, pois era ele que os matava para manter a segurança dos trabalhadores da região, então, ele é o que mais permanece equilibrado, conhece a filosofia dos lupinos. Liam Neeson interpreta um sujeito desesperançoso, triste e solitário, mas tem a firmeza necessária e uma sinceridade angustiante ao revelar os seus medos.
Poucos têm a coragem do diretor e roteirista Joe Carnahan para fazer um filme como este sem apelo comercial. Ele vai ficando cada vez mais tenso e forte conforme o desenrolar, e a beleza está em cada detalhe. É um filme sobre situações extremas e o choque entre o homem racional e a sua parte irracional e primitiva.
O drama inserido no longa coube perfeitamente, pois quem não irá questionar os desígnios de Deus, a sorte e a existência humana quando se está perdido no meio do nada, no frio congelante, sem comida e para piorar no território dos lobos? É da natureza humana questionar quando tudo está perto do fim. Muito interessante o modo como Ottway de forma carinhosa segura as mãos de um amigo que está partindo, e diz que a morte é quente e reconfortante, e pede-lhe que pense nas lembranças boas e que aos poucos a dor logo irá sumir.
Não criem expectativas sobre grandes ataques, ou de que haja aventura nessa jornada pela sobrevivência. É um drama com pitadas de ação, todos os personagens são importantes e todos têm as suas histórias, e até os lobos se tornam protagonistas, animais inteligentes que agem por hierarquia.

Liam Neeson faz um personagem humano, firme e também delicado, sua voz densa e encorpada dá o tom perfeito, assim como seus olhares e gestos. O tema sobrevivência aqui é diferente, pois toma uma profundidade gigantesca, o desespero leva as pessoas a fazerem qualquer coisa.
A fotografia é linda, não tem como não se deslumbrar diante àquela imensidão de gelo, a atmosfera criada nos envolve e sentimos as dores dos personagens. A frase "Viva ou morra hoje" dita o sentido do filme, ela é repetida algumas vezes e sentimos isso no finalzinho, aliás há uma cena nos créditos finais, portanto, não desgrude os olhos da tela.

Por fim, o homem também é feito de instinto, e é preciso desta vontade incontrolável para seguir vivo, "A Perseguição" trata destas forças. É direto, seco e selvagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.