sábado, 17 de março de 2012

Sobre Relógios, Sonhos e Liberdade

"Sobre Relógios, Sonhos e Liberdade" (2012) é um curta produzido com incentivo da Secretaria de Cultura do Estado de Alagoas e protagonizado pelo Palmeirense Ailton da Costa, que também dirigiu e roteirizou.
Um homem que vive em função do tempo e do seu trabalho num escritório de contabilidade começa a ser atormentado por um sonho que o impede de distinguir o que é real e o que é ilusão. Palmeira dos Índios é o cenário da sufocante rotina que pressiona este homem, que como única alternativa sonha com uma tal liberdade.
O curta expressa a angústia e o sentimento de aprisionamento que nossa sociedade produz, a pressão e o estresse do dia a dia, ter que lidar com patrão que apenas exige, ter que chegar na hora e se abarrotar de trabalho, no fim do dia o que resta é ir para casa e se afundar nos próprios pensamentos, onde a solidão acaba sendo a única companhia.
No ambiente de trabalho, principalmente, o tempo é um fator importante, rapidez significa eficácia, tudo é muito urgente e isso desencadeia uma maneira automática de trabalhar que castra a criatividade e o convívio com outras pessoas. No curta o protagonista pressionado pelo meio em que vive acaba criando sonhos, essa mistura de realidade e ilusão o confunde e já não consegue mais se encontrar.

Quando nada produzimos o sentimento de estar perdendo tempo surge porque programamos nossas vidas em função dos relógios que nos cercam, compromissos e mais compromissos e a repetição de eventos cotidianos, que na maioria das vezes não trazem felicidade. Para ser livre é necessário saber quem você é de verdade e aonde se encaixa nisto tudo, é ser coerente consigo mesmo e não se vender à uma rotina com o único intuito de sobreviver.
"Sobre Relógios, Sonhos e Liberdade" carrega a crítica de uma sociedade que suga e estraga as pessoas em decorrência de uma rotina tediosa que vive em função dos ponteiros do relógio. E onde a liberdade se encaixa? Infelizmente, somente nos sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SE FOR COMENTAR, LEIA ANTES!

NÃO ACEITO APENAS DIVULGAÇÃO.